Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional de combate à LGBTIfobia

• Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 10h02
  • Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 10h03
imagem sem descrição.
Símbolo da luta pela diversidade sexual, o dia 17 de maio é comemorado como o Dia Internacional de combate à LGBTIfobia. A coordenação de Diversidade Sexual do Diretório Central do Estudantes - DCE, em parceria com a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social -  PROSIS, reafirma nesta data a luta contra qualquer tipo de hostilidade enfrentada por pessoas que se assumem enquanto gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, transexuais e travestis. Levantamos a bandeira da diversidade e repudiamos qualquer violência às pessoas com orientações sexuais e identidades dissidentes, dentro ou fora do espaço universitário. Consideramos importante a celebração desta data pelo motivo de provocar reflexões sobre o preconceito e o ódio que a comunidade LGBTI vive todos os dias. No Brasil, um crime de ódio contra pessoas LGBTI acontece a cada 27 horas, ou seja, pessoas vêm sendo assassinadas por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Mesmo com alguns avanços de lutas políticas pela legitimação dos direitos e cidadanias LGBTIs no Brasil, ainda se faz necessário a pauta da alteridade para que se desenvolva o sentimento de empatia e respeito às diferenças. Na UFSB, o respeito aos Direitos Humanos e à diversidade sexual e identidade de gênero é fundamental. A luta é diária. Diga #nãoàlgbtifobia.

Thawan Dias
Coordenação de Diversidade Sexual - DCE

Sandro Ferreira
Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social - PROSIS.