Página inicial > Últimas Notícias > Feira da Agricultura Familiar teve lançamento de livro e integração

Feira da Agricultura Familiar teve lançamento de livro e integração

• Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h50
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h19
imagem sem descrição.

A feira realizada no Campus Paulo Freire no dia 20 de abril incluiu na agenda uma atividade cultural com a participação de indígenas da aldeia Pé do Monte. A Feira da Agricultura Familiar é uma das ações do projeto de extensão Universidade e extensão popular: diálogos de saberes e práticas agroecológicas, coordenado pelos professores Dirceu Benincá e Frederico Monteiro Neves e realizado com o apoio de 20 discentes da UFSB.

Na ocasião, a professora Marina Miranda (UFSB) conduziu várias atividades com os índios e promoveu a interação com estudantes das redes pública e privada de Teixeira de Freitas. Outra novidade foi o lançamento do livro Aranã e a Cacimba, de autoria da professora Marina Miranda. A estimativa dos coordenadores do projeto é de que mais de 400 pessoas estiveram na feira ao longo de todo o dia. Além da comercialização de produtos, a feira contou com atividade de aferição de pressão e outras ações relacionadas à saúde por parte de grupo de estudantes da saúde da UFSB.

As próximas edições da Feira da Agricultura Familiar serão nos dias 4 e 18 de maio na nova área do Campus Paulo Freire (ao lado da Policlínica), das 06h às 18h.

Universidade e Extensão Popular

O projeto de extensão Universidade e Extensão Popular: diálogos de saberes e práticas agroecológicas tem como objetivo promover a articulação e integração virtuosas entre movimentos sociais do campo/comunidades tradicionais, a Universidade Federal do Sul da Bahia e a sociedade em geral e tem atividades semanais. A Feira da Agricultura Familiar é uma das ações previstas e foi inaugurada no dia 06 de abril, com a parceria dos movimentos sociais do campo da região extremo sul da Bahia.

A Feira da Agricultura Familiar ocorrerá na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês, das 06h às 18h. A ideia é manter um espaço para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na perspectiva da economia popular solidária, e também a construção coletiva de ações culturais, de formação (oficinas, cursos, etc) e de integração entre a Universidade, os movimentos sociais e a comunidade em geral.

Galeria de fotos:

Fotos e informações por Frederico Neves