Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa de atividades ligadas ao projeto de Observação de Aves da Costa do Descobrimento

• Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 14h34
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 14h50
imagem sem descrição.

Nos últimos dias 20, 21 e 22 foi realizado o I Festival de Aves de Porto Seguro, incluindo uma série de atividades de educação ambiental, divulgação científica, exposições fotográficas, palestras, passarinhadas (observação de aves),e o lançamento de um Guia de Campo para identificação de aves da Costa do Descobrimento.

O festival foi promovido pela Conservação Internacional - Brasil, RPPN Estação Veracel, RPPN Rio do Brasil, Parque Nacional do Pau Brasil, Refugio da Vida Silvestre Rio dos Frades, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura do município.

O evento contou com a participação de 26 estudantes da UFSB que atuaram como monitores das atividades realizadas, além da palestra da professora Gabriela Narezi do Centro de Formação em Ciências Ambientais sobre a ocorrência de aves silvestres de vida livre em áreas agrícolas e o impacto dos agrotóxicos e a oficina de escrita criativa organizada pelas professoras Anne La Regina e Cinara Araújo.

Palestra “Observação de aves e ciência cidadã: ferramentas de conservação da biodiversidade”

No campus Sosígenes Costa - Porto Seguro foi realizada no dia 17 de abril a palestra do ornitólogo Luciano Lima que é pesquisador e coordenador do Observatório de Aves do Instituto Butantan em São Paulo. A palestra foi realizada no âmbito do Componente Curricular Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade e teve como tema: Observação de aves e a ciência cidadã: ferramentas para a conservação da biodiversidade.

Entre os dias 17, 18 e 19 de abril as estudantes Anna Raquel Sanchez e Erica Bruna Nascimento Silva tiveram a oportunidade de participar do Curso de Formação de Monitores para Observação de Aves realizado na RPPN Estação Veracel.

O objetivo do projeto é promover a observação de aves na Costa do Descobrimento como estratégia de conservação da biodiversidade, geração de conhecimento científico, além da oportunidade de gerar negócios associados à cadeia de ecoturismo. De acordo com o diagnóstico realizado, foram identificadas 362 espécies de aves na região de Porto Seguro, sendo 31 espécies ameaçadas de extinção.

Informações e fotos: Gabriela