Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa do II Encontro de Mulheres da Teia dos Povos
Início do conteúdo da página

UFSB participa do II Encontro de Mulheres da Teia dos Povos

  • Escrito por Malu Carvalho
  • Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 09h58
  • Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 09h59
  • Acessos: 6966
imagem sem descrição.

A Teia dos Povos publicou ontem a Carta que sintetiza as discussões, demandas e sentimentos que emergiram no II Encontro de Mulheres da Teia do Povos, cujo tema foi  “Mulheres na Luta por Terra, Território e Agroecologia” e ocorreu no Assentamento Terra Vista, Arataca-Ba, no mês de março. 

Empoderamento da mulher para enfrentamento pessoal e coletivo do sistema de forma a conquistar a equidade de gênero foi o tema central do Encontro. Nos rituais, plenárias, rodas de conversas e oficinas, o despertamento e reconhecimento da própria capacidade e poder femininos e da sua ligação com a natureza e com a terra foi sempre discutido e encorajado como fomentador para a luta pelo acesso à terra e território e promoção da produção agroecológica.

A UFSB participou ativamente do evento, desde a atuação estreita na organização, através da Pró-reitoria de Sustentabilidade, participação da Profa. Fabiana Costa e da Reitora e Profa. Joana Guimarães nas rodas de conversas e do Setor de Qualidade Vida, em  parceria com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT-Itabuna) e Comitê Permanente para Enfrentamento da Violência contra as Mulheres da UESC, com disponibilização de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial sistêmica e glicemia, testes-rápidos de DSTs, vacinação, entre outros, e espaço de aconselhamento. A Oficina de culinária com Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) foi realizada pelo Prof. Jomar Jardim dentro da cozinha comandada pelos homens que prepararam as refeições para os participantes do eventos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página