Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições de subprojetos de área para o Programa de Residência Pedagógica 2018

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 15h46
  • Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 13h26
imagem sem descrição.

Colegiados das Licenciaturas Interdisciplinares podem preparar e submeter subprojetos de Residência Pedagógica conforme o edital nº 09/2018, publicado pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac). O intuito é organizar uma proposta institucional para participar do edital nº 06/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Programa de Residência Pedagógica. As inscrições de resumos expandidos dos subprojetos podem ser feitas até as 17h do dia 30 de março, com o envio dos documentos para o endereço pibid.ufsb@gmail.com.

A UFSB somente pode apresentar um subprojeto por componente curricular e curso de LI. Cada subprojeto poderá conter no máximo 24 alunos com bolsa e seis alunos sem bolsa. Os documentos dos subprojetos serão avaliados internamente para a formação da proposta institucional a ser submetida à Capes. Em caso de aprovação, a etapa seguinte exigirá o detalhamento do subprojeto.

Como indicado no edital nº 06/2018 da Capes, por residência pedagógica se entende a “imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Durante e após a imersão o residente deve ser estimulado a refletir e avaliar sobre sua prática e relação com a profissionalização do docente escolar, para registro em relatório e contribuir para a avaliação de socialização de sua experiência como residente. Esse material deverá ser utilizado pela IES para inovar o estágio curricular de seus cursos de licenciatura”.

• Período de inscrição do resumo expandido do subprojeto: 19 a 30.3.2018.
  • Período de inscrição do subprojeto: 28.05 a 11.06.2018.
  • Os documentos da 1ª etapa devem ser enviados via e-mail, para pibid.ufsb@gmail.com, até às 17 horas do dia 30.3.2018.
  • Os documentos da 2ª etapa devem ser enviados via e-mail, para pibid.ufsb@gmail.com, até às 17 horas do dia 11.06.2018.
  • Informações: (73) 3612-0322
  • Documentos necessários:
    • memorando do coordenador de curso submetendo a proposta;
    • na 1ª etapa, resumo expandido do subprojeto, conforme item 5.3.1 deste edital;
    • na 2ª etapa, subprojeto, conforme item 5.3.2 do edital;
    • currículo Lattes do coordenador de área com bolsa e dos coordenadores de área voluntários, em formato rtf;
    • comprovação de vínculo efetivo com uma Licenciatura Interdisciplinar do coordenador de área e dos coordenadores de área voluntários, e comprovação de requisitos de candidatura, conforme item 6.1.

Documento relacionado

Edital nº 09/2018 - Apresentação de subprojetos para o Programa de Residência Pedagógica