Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFSB integra pesquisa internacional sobre uso de Inteligência Artificial no ensino superior
Início do conteúdo da página

Professor da UFSB integra pesquisa internacional sobre uso de Inteligência Artificial no ensino superior

  • Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 10h45
  • Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 10h51
  • Acessos: 148

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) passou a integrar uma rede internacional de pesquisa que investiga os impactos da Inteligência Artificial generativa no ensino superior. O professor Felipe de Paula, do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (Poptecs/UFSB), é um dos pesquisadores participantes do projeto Global Student Perspectives on Learning with Generative Artificial Intelligence in Higher Education: A Cross-Cultural Study, coordenado pelo professor Danilo Rodrigues Pereira, professor colaborador da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista do Naveen Jindal Young Global Research Fellowship da O.P. Jindal Global University- India

A pesquisa nasce da constatação de que a adoção da IA generativa nas universidades ocorre de forma acelerada em todo o mundo, mas ainda há pouca produção de dados comparativos entre diferentes contextos culturais e institucionais. Segundo o professor Danilo, os estudos existentes se concentram, em geral, em realidades lоcais. “Na literatura, há muitas pesquisas sobre o tema, mas normalmente comparando dados do ponto de vista dos estudantes sobre IA Generativa de uma única universidade ou de um único país. Ao dialogar com pesquisadores de diferentes países, percebi que as percepções, preocupações e estratégias institucionais variam significativamente. Isso revelou a necessidade de um estudo sistemático e internacional, capaz de mapear diferenças e semelhanças e produzir evidências mais robustas”, afirma.

O avanço da IA generativa tem provocado transformações profundas nos modos de estudar, pesquisar, escrever e produzir conhecimento, além de reacender debates sobre avaliação, autonomia, ética e autoria acadêmica. Para o professor Felipe de Paula, esse cenário exige uma abordagem científica qualificada. “A ideia de autoria, de competência e de responsabilidade sobre a produção intelectual precisa ser repensada. Precisamos estudar e discutir de forma aprofundada os rumos que essa tecnologia está impondo à educação, superando o senso comum e as percepções pontuais, a partir de uma análise científica consistente”, destaca.

Com a participação do professor Felipe de Paula, a UFSB passa a integrar uma rede internacional que já reúne pesquisadores do Brasil, Índia, Malásia, Espanha, Nigéria, Filipinas, Inglaterra, Estados Unidos e Jamaica. A expectativa é de ampliação da rede nos próximos meses. “Estamos na fase de busca por novas universidades de outros continentes. A diversidade cultural é um dos pilares do projeto. O modo como a IA é percebida, regulada e incorporada ao ensino depende de fatores socioculturais, econômicos e institucionais. Uma análise intercultural permite identificar padrões globais e especificidades locais, fortalecendo a validade e o impacto dos resultados”, reforça o professor Danilo.

No final do estudo, os resultados da pesquisa serão socializados não apenas em artigos científicos e documentos técnicos, mas também em palestras, workshops e ações voltadas para toda a comunidade acadêmica das diversas instituições. A proposta é que as evidências produzidas contribuam para orientar políticas institucionais, subsidiar debates sobre o tema e apoiar a construção de práticas pedagógicas mais conscientes e responsáveis no uso da Inteligência Artificial. Além disso, a equipe pretende elaborar materiais de divulgação científica acessíveis ao público em geral, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade sobre os desafios éticos, pedagógicos e tecnológicos que marcam este novo cenário educacional. A expectativa é que o estudo se consolide como uma referência internacional para a compreensão crítica e contextualizada da IA no ensino superior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página