UFSB e UFPB fortalecem parceria na promoção da igualdade racial com lançamento da Plataforma ODS Racial
O Observatório ODS18/UFSB, coordenado pela professora Maria do Carmo Rebouças, esteve presente, representado pelas pesquisadoras Inalda Beder e Letícia Pereira, compondo a mesa “ODS, ODS18 e a Agenda da Igualdade Racial no Brasil” no Lançamento da Plataforma ODS Racial na Universidade Federal da Paraíba, no dia 06 de fevereiro de 2026. A UFSB também esteve representada pela Reitora Joana Angélica Guimarães, que acompanhou a atividade de forma institucional.

Foto da Assessoria de Comunicação da UFPB
A Plataforma ODS Racial tem o objetivo de oferecer indicadores organizados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando um recorte étnico-racial. Essa ferramenta visa apoiar gestões públicas, pesquisadores e organizações sociais no diagnóstico de desigualdades e na formulação de políticas públicas, permitindo o monitoramento contínuo da evolução de localidades brasileiras em relação às metas da Agenda 2030 da ONU.
O desenvolvimento da plataforma foi liderado pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) da Universidade Federal da Paraíba, com suporte do Ministério da Igualdade Racial (MIR), garantindo que as necessidades de monitoramento da equidade racial fossem atendidas. Essa colaboração entre academia e governo exemplifica a importância de parcerias interinstitucionais na busca por soluções inovadoras para os desafios sociais do Brasil, reforçando o papel crucial da pesquisa na promoção da justiça racial.
A professora Maria do Carmo explica que a UFSB e a UFPB possuem uma parceria estratégica para a promoção da igualdade racial, por meio do Observatório ODS 18 e do LEMA: ”Essas duas iniciativas, fomentadas pelo MIR, visam atuar de forma integrada para a territorialização do ODS 18: o LEMA com o portal com dezenas de indicadores étnico-raciais municipais e o Observatório com metodologias de formação para uso dos indicadores e elaboração de planejamento estratégico, monitoramento e produção de relatório voluntário, tudo isso com o objetivo de apoiar gestões públicas e sociais para o combate ao racismo”.
A participação do Observatório ODS18/UFSB reforça a parceria firmada com o grupo de pesquisa LEMA e a UFPB, iniciada em 2024, e destaca a importância da Plataforma ODS Racial como instrumento e apoio na criação de diagnóstico e na Territorialização do ODS18 no Sul da Bahia. A Plataforma foi impulsionada com a missão de criar uma fonte confiável que visa compreender as desigualdades raciais que entrelaçam os 17 ODS e destaca o ODS18 de Igualdade Racial.
A reitora Joana Angélica Guimarães destacou o papel estratégico das universidades públicas na produção de dados qualificados e no fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento ao racismo. Segundo ela, as instituições de ensino superior são fundamentais na geração de conhecimento, na análise crítica da realidade social e na formulação de soluções baseadas em evidências.
Ela ressaltou que a UFSB possui programas de pesquisa e cursos, como a área de Relações Étnico-Raciais, que contribuem de forma consistente para o debate e a análise da temática. Nesse contexto, a criação da ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, proposta pelo presidente Lula em 2023, representa um marco importante. A universidade tem atuado na definição de objetivos e estratégias para que a ODS tenha relevância social, articulando pesquisas e ações em diferentes frentes.

Foto da Assessoria de Comunicação da UFPB

Redes Sociais