Coordenação do PIBID/UFSB participa do X Encontro Nacional das Licenciaturas e discute futuro do Programa com a CAPES e o Legislativo
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) esteve representada no X Encontro Nacional das Licenciaturas (X ENALIC) e no IX Seminário Nacional do PIBID, realizados entre os dias 7 e 10 de dezembro, na Universidade de Brasília (UnB), por meio da participação da professora Gabriela Rodella de Oliveira, Coordenadora Institucional do PIBID/UFSB, e do professor Sérgio Barbosa de Cerqueda, Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais.
Durante o evento, a comitiva da UFSB participou de importantes ações que marcam um momento de transição e fortalecimento da política nacional de formação docente.
Reunião com a CAPES e mudanças no funcionamento do PIBID
No dia 8 de dezembro, os coordenadores institucionais do PIBID participaram de uma reunião convocada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocasião em que foram anunciadas mudanças estruturais no funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
A partir de janeiro de 2026, o programa deixará de operar por meio de editais periódicos e passará a ser executado em fluxo contínuo, promovendo maior estabilidade, institucionalização e articulação com as políticas de formação docente.
Entre as principais mudanças apresentadas, destacam-se:
- Avaliação por pares com base em resultados efetivos dos projetos;
- Estabelecimento de ciclos bienais de acompanhamento e melhoria;
- Classificação dos projetos com base em critérios objetivos;
- Fortalecimento do papel das Instituições de Ensino Superior (IES) e das redes públicas de ensino na condução do Programa.
Essa transição busca consolidar o PIBID como política pública permanente, reafirmando seu papel estratégico na valorização da formação inicial de professores e na melhoria da educação básica no Brasil.

Atuação política e institucional da UFSB
No dia 9 de dezembro, a representação da UFSB participou de uma audiência com o Deputado Federal Rafael Brito, relator do Projeto de Lei nº 7552/2014 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O PL propõe a transformação do PIBID em política de Estado, o que representa um avanço histórico na institucionalização do programa.
Além disso, a professora Gabriela Rodella de Oliveira participou da Assembleia do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID (ForPIBID), espaço de articulação entre as IES que compõem o programa, com debates sobre os rumos da política nacional de formação docente.
A programação do X ENALIC também contou com a apresentação de trabalho sobre o PIBID na UFSB, pelo professor Sérgio Barbosa de Cerqueda, abordando as experiências, resultados e desafios enfrentados na execução do projeto institucional no ciclo 2024–2026.
Compromisso com a formação docente
Com essa participação ativa nas discussões e encaminhamentos nacionais sobre o PIBID, a UFSB reafirma seu compromisso com a formação de professores e professoras, com a integração entre universidade e escola pública e com a valorização da educação básica enquanto direito e política pública essencial.
Fotos e Texto encaminhados por Gabriela Rodella de Oliveira

Redes Sociais