UFSB participa de Seminário de Avaliação do Programa Universidade Para Todos em Salvador
Nos dias 04 e 05 de dezembro, em Salvador, a equipe do programa UPT-UFSB, composta por professores, estudantes e técnicos, participou do Seminário de avaliação do programa UPT 2025, realizado anualmente pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), o qual teve como tema: “Múltiplos olhares: Acesso, formação e rede colaborativa”. Estiveram presentes no evento várias instituições parceiras e apoiadoras do programa, inclusive as oito universidades públicas da Bahia, UESB, UESC, UEFS, UNEB, UFOB, UFBA, UFRB e a UFSB; representantes do Ministério Público e da Segurança Pública também prestigiaram o evento. O encontro se mostrou um importante espaço de diálogo em torno das políticas de acesso ao ensino superior.
Participação da UFSB
A UFSB marcou presença com uma equipe diversa, mobilizando coordenadores gerais, docentes especialistas, monitores e suporte administrativo, com representações de diferentes cidades do sul e extremo sul da Bahia, como Nova Viçosa, Camacan, Coaraci e Itamaraju. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFSB, Prof.ª Grasiely Fachin também compôs a equipe e participou ativamente do evento.
No evento, cada universidade apresentou seus indicadores e ações dentro do programa. A apresentação da UFSB foi conduzida pela Prof. Caroline Caputo, coordenadora geral do programa na UFSB. Ela destacou o papel do programa na formação docente, inicial e continuada, e detalhou a dinâmica dessas formações tanto para discentes da UFSB, quanto de professores da rede estadual, monitores do programa. Durante a apresentação, Caroline abriu espaço para depoimentos e relatos de experiência de representantes dos docentes coordenadores de área e dos monitores do programa. Ao final, a Prof.ª Grasiely Fachin falou sobre a perspectiva institucional da UFSB em relação ao programa e à parceria com a SEC e as demais universidades, situando a Proex como a nova unidade âncora do programa na UFSB em continuação ao trabalho realizado previamente pela Progeac.
Homenagem à Prof. Caroline Caputo
Dra. Patrícia Machado, Coordenadora-Geral da UPT na SEC, mediou o evento e coordenou a apresentação das múltiplas ações que o programa UPT realizou ao longo de 2025 em todo o estado da Bahia. Professora Caroline recebeu uma homenagem, quando Patrícia citou sua trajetória no programa como símbolo de potência e compromisso com a educação básica e superior, e a presenteou com uma peça de obra de arte feita por reeducandos do CASE de Feira de Santana como forma de homenagem e agradecimento pelas suas contribuições junto ao UPT nos dois últimos anos. Prof. Caroline, muito emocionada, reconheceu o papel do programa no seu crescimento pessoal e profissional, e agradeceu pelo carinho e apoio de todas as equipes UPT, das universidades parceiras e da SEC e se comprometeu a continuar apoiando o programa.

Uma celebração por tanto trabalho
Durante o evento, todos participantes puderam assistir às diversas apresentações de trabalhos, depoimentos, discussões e comemorações de quem acompanha os desafios na fronteira da educação básica e superior. Todas as oito universidades juntamente com seus parceiros expuseram suas vivências dentro de um cenário com mais de 200 municípios baianos. O evento se encerrou com a confraternização entre equipes da educação básica e superior, se tornando uma experiência única e inesquecível para todos os participantes.
A UFSB agradece à SEC pela oportunidade de fazer parte desta história baiana e ajudar a transformar a educação superior através do cuidado à educação básica.
Texto encaminhado por Caroline Rezende Caputo, Coordenadora Geral da UPT; Taina Muller, Coordenadora pedagógica UPT-UFSB; e Lucas D’Elion, Coordenador administrativo e financeiro UPT-UFSB

Redes Sociais