Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa de Seminário de Avaliação do Programa Universidade Para Todos em Salvador
Início do conteúdo da página

UFSB participa de Seminário de Avaliação do Programa Universidade Para Todos em Salvador

  • Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 11h26
  • Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 11h26
  • Acessos: 37

UPT 1Nos dias 04 e 05 de dezembro, em Salvador, a equipe do programa UPT-UFSB, composta por professores, estudantes e técnicos, participou do Seminário de avaliação do programa UPT 2025, realizado anualmente pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), o qual teve como tema: “Múltiplos olhares: Acesso, formação e rede colaborativa”. Estiveram presentes no evento várias instituições parceiras e apoiadoras do programa, inclusive as oito universidades públicas da Bahia, UESB, UESC, UEFS, UNEB, UFOB, UFBA, UFRB e a UFSB; representantes do Ministério Público e da Segurança Pública também prestigiaram o evento. O encontro se mostrou um importante espaço de diálogo em torno das políticas de acesso ao ensino superior.

 

Participação da UFSB

A UFSB marcou presença com uma equipe diversa, mobilizando coordenadores gerais, docentes especialistas, monitores e suporte administrativo, com representações de diferentes cidades do sul e extremo sul da Bahia, como Nova Viçosa, Camacan, Coaraci e Itamaraju. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFSB, Prof.ª Grasiely Fachin também compôs a equipe e participou ativamente do evento.UPT 2

No evento, cada universidade apresentou seus indicadores e ações dentro do programa. A apresentação da UFSB foi conduzida pela Prof. Caroline Caputo, coordenadora geral do programa na UFSB. Ela destacou o papel do programa na formação docente, inicial e continuada, e detalhou a dinâmica dessas formações tanto para discentes da UFSB, quanto de professores da rede estadual, monitores do programa. Durante a apresentação, Caroline abriu espaço para depoimentos e relatos de experiência de representantes dos docentes coordenadores de área e dos monitores do programa. Ao final, a Prof.ª Grasiely Fachin falou sobre a perspectiva institucional da UFSB em relação ao programa e à parceria com a SEC e as demais universidades, situando a Proex como a nova unidade âncora do programa na UFSB em continuação ao trabalho realizado previamente pela Progeac.

 

Homenagem à Prof. Caroline Caputo

Dra. Patrícia Machado, Coordenadora-Geral da UPT na SEC, mediou o evento e coordenou a apresentação das múltiplas ações que o programa UPT realizou ao longo de 2025 em todo o estado da Bahia. Professora Caroline recebeu uma homenagem, quando Patrícia citou sua trajetória no programa como símbolo de potência e compromisso com a educação básica e superior, e a presenteou com uma peça de obra de arte feita por reeducandos do CASE de Feira de Santana como forma de homenagem e agradecimento pelas suas contribuições  junto ao UPT nos dois últimos anos. Prof. Caroline, muito emocionada, reconheceu o papel do programa no seu crescimento pessoal e profissional, e agradeceu pelo carinho e apoio de todas as equipes UPT, das universidades parceiras e da SEC e se comprometeu a continuar apoiando o programa.

UPT 3

 

Uma celebração por tanto trabalho

Durante o evento, todos participantes puderam assistir às diversas apresentações de trabalhos, depoimentos, discussões e comemorações de quem acompanha os desafios na fronteira da educação básica e superior. Todas as oito universidades juntamente com seus parceiros expuseram suas vivências dentro de um cenário com mais de 200 municípios baianos. O evento se encerrou com a confraternização entre equipes da educação básica e superior, se tornando uma experiência única e inesquecível para todos os participantes.

A UFSB agradece à SEC pela oportunidade de fazer parte desta história baiana e ajudar a transformar a educação superior através do cuidado à educação básica.

 

 

Texto encaminhado por Caroline Rezende Caputo, Coordenadora Geral da UPT; Taina Muller, Coordenadora pedagógica UPT-UFSB; e Lucas D’Elion, Coordenador administrativo e financeiro UPT-UFSB

registrado em:
Fim do conteúdo da página