Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PIBID UFSB realiza Seminários de Meio Termo nos três campi da universidade
Início do conteúdo da página

PIBID UFSB realiza Seminários de Meio Termo nos três campi da universidade

  • Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 10h34
  • Última atualização em Terça, 02 de Dezembro de 2025, 10h35
  • Acessos: 182

Oficina_CPF.jpgNos dias 1º, 8 e 29 de novembro de 2025, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou os Seminários de Meio Termo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte do processo avaliativo do primeiro ano do projeto institucional em vigor. Os encontros aconteceram, respectivamente, no Complexo Integrado de Educação Básica (Cieb), em Porto Seguro; no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas; e no Campus Jorge Amado, em Ilhéus, reunindo cerca de 120 participantes em cada unidade. As comissões de organização de cada campus foram formadas pelos(as) coordenadores(as) de área de cada um dos núcleos dos Supbprojetos. Esses encontros contaram com a participação do professor Sérgio Barbosa de Cerqueda, Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais, e da professora Gabriela Rodella de Oliveira, Coordenadora Institucional do PIBID/UFSB

Os seminários constituíram momentos significativos de avaliação e troca de experiências entre os(as) envolvidos(as) nos núcleos do programa, que atuam em escolas públicas da educação básica nas regiões de abrangência da UFSB. As atividades reforçaram o papel da universidade na escola pública, promovendo a inserção dos(as) estudantes das licenciaturas no cotidiano escolar, proporcionando vivências reais e fortalecendo a parceria entre a universidade e as redes de ensino.

Entre os aspectos destacados nos seminários, evidenciam-se: o fortalecimento dos vínculos entre universidade e escola; a articulação entre teoria e prática na formação docente; a diversidade das ações pedagógicas desenvolvidas (como oficinas, clubes de ciências, apoio ao ENEM, entre outras); a valorização do trabalho coletivo dos núcleos; o reconhecimento das potencialidades e fragilidades dos(as) estudantes da educação básica; a construção da identidade docente e o sentimento de pertencimento dos(as) bolsistas; e a atuação territorializada nos municípios do entorno das cidades-sede da universidade.

As atividades contaram com a participação ativa de bolsistas, professores(as) supervisores(as) das escolas parceiras, docentes orientadores(as) da UFSB e coordenadores(as) de área. Durante os encontros, os(as) participantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas escolas, participaram de discussões coletivas e refletiram sobre o impacto das ações do PIBID nos territórios de atuação.

No dia 1º de novembro, o encontro do CSC contou com a presença de pibidianos(as), além de supervisores(as) e docentes coordenadores(as) de área, que, divididos em quatro salas, relataram suas experiências no Programa. Segundo Elaine Santos Dias, coordenadora de área de Matemática, “o Seminário de Meio Termo do PIBID foi uma oportunidade ímpar para o compartilhamento de experiências, o exercício da escuta e a reflexão acerca das atividades realizadas no primeiro ano”. A professora destacou ainda que ouvir os relatos de bolsistas, supervisores(as) e colegas de outros núcleos enriqueceu seu repertório e “favoreceu uma reflexão mais profunda acerca do trabalho que vem sendo executado no núcleo sob minha coordenação”.

seminario PIBID CSC

Atividades no CSC

No dia 8 de novembro, no CPF, o seminário contou com a participação de estudantes das escolas parceiras, numa mostra dos trabalhos desenvolvidos nos Clubes de Ciências, além de oficinas propostas pelos núcleos de Artes, Humanidades e Linguagens. Para Eliseu Alves da Silva, coordenador de área das Linguagens do Campus Paulo Freire, “O Seminário de Meio Termo do PIBID constituiu um espaço especialmente produtivo e colaborativo, seja pela dinâmica da programação proposta pela comissão organizadora seja pelas possibilidades de diálogo e trocas entre as diferentes áreas que integram as ações no território. A participação e interação entre professores(as) supervisores(as), alunos(as) pibidianos(as), coordenadores(as) de área, alunos(as) das escolas atendidas pelo programa e também das famílias de alunos/as que participam e colaboram com as ações em desenvolvimento consolidam os impactos positivos alcançados neste primeiro ano do PIBID CPF”.

seminário PIBID CPF

Atividades no CPF

No dia 28 de novembro, o encontro do CJA contou com a participação de estudantes integrantes da Fanfarra CIEBTEC Itabuna e com apresentações artísticas de dança e de música, além de exposição de pôsteres dos diversos projetos pedagógicos realizados pelos núcleos e de diferentes ações de extensão que os(as) pibidianos(as) desenvolvem nas escolas parceiras. O professor Fernando Soares, coordenador de área de Matemática do Campus Jorge Amado, ressaltou: “de fato foi um evento maravilhoso, cheio de trocas de experiência. Qualidade excelente dos banners, intervenções artísticas e musicais lindas”. A professora Rosemary Aparecida Santiago, coordenadora de área das Humanidades do mesmo campus, também enalteceu a “organização coletiva do Seminário, as apresentações culturais e os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos/as estudantes dos diferentes núcleos, que foram ótimos. Foi um momento rico e significativo para todos: coordenações, pibidianas(os) e professoras(es) supervisoras(es)”.

Seminario PIBID CJA 2

Atividades no CJA

Encerrando esse ciclo avaliativo, a equipe do projeto se dedicará à consolidação das avaliações e ao planejamento de ajustes, dando continuidade às ações do programa em seu segundo ano de vigência, com atividades previstas até outubro de 2026.

 

Texto e fotos encaminhados por Gabriela Rodella

registrado em:
Fim do conteúdo da página