UFSB é contemplada com oito bolsas na Chamada Pública CNPq para bolsas de Pós-Graduação
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi contemplada com oito bolsas na Chamada Pública CNPq nº 12/2025, que integra o Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) para o ciclo de 2026. Ao todo, a instituição receberá seis bolsas de mestrado e duas de doutorado destinadas ao fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
A chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como objetivo apoiar Projetos Institucionais voltados à pesquisa na pós-graduação, alinhados às diretrizes e políticas de fomento das Instituições de Ensino Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação.
Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), todos os programas acadêmicos da UFSB são elegíveis para receber pelo menos uma bolsa, conforme a distribuição institucional definida pelo CNPq.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nadson Simões, o impacto dessas bolsas ocorre em três dimensões: para os estudantes, gera uma maior tranquilidade e condições financeiras para dedicação integral à formação; para os programas de pós-graduação, melhoria dos indicadores acadêmicos e fortalecimento das pesquisas; para a instituição, um avanço no cumprimento de sua missão de promover formação qualificada, pesquisa relevante e inclusão social.
A a distribuição seguirá a Resolução PROPPG nº 01/2025, e será operacionalizada por meio de edital próprio dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Os critérios de prioridade incluem:
1) Estudantes socioeconomicamente vulnerabilizados(as) ingressantes por ações afirmativas (Resolução nº 23/2022), sem vínculo empregatício ou rendimentos;
2) Demais estudantes socioeconomicamente vulnerabilizados(as), sem vínculo ou rendimentos;
3) Ingressantes por ações afirmativas, sem vínculo ou rendimentos;
4) Estudantes sem vínculo empregatício ou rendimentos;
5) Estudantes não contemplados por bolsas de outras instituições de fomento.
“Considerando que abordagem do projeto foi para fortalecer a políticas de cotas na pós-graduação, este projeto ratifica o compromisso institucional com a permanência de estudantil”, finaliza o pró-reitor Nadson Simões.

Redes Sociais