Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nova estação meteorológica doada pela RoMiotto fortalece pesquisa e inovação na UFSB
Início do conteúdo da página

Nova estação meteorológica doada pela RoMiotto fortalece pesquisa e inovação na UFSB

  • Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 09h51
  • Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 11h03
  • Acessos: 203

EstaçãoA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) firmou parceria com empresa referência em soluções para monitoramento ambiental, a RoMiotto Instrumentos de Medição, para fortalecer pesquisas e o desenvolvimento científico na instituição. A colaboração foi consolidada com a doação de uma estação meteorológica ao Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, equipamento que apoiará estudos sobre precipitação e variáveis climáticas, ampliando a integração entre indústria e universidade.

O interesse comum em avançar pesquisas nessa área motivou a parceria entre a RoMiotto e a UFSB. A estação doada é composta por anemômetro, pluviômetro, termohigrômetro, barômetro e piranômetro, além de painel solar, datalogger e modem integrados em um quadro elétrico ambientalmente selado. A empresa também será responsável pelos custos de transmissão e hospedagem dos dados, que ficarão disponíveis a outros pesquisadores da instituição.

A estação meteorológica beneficiará diretamente cursos de graduação e pós-graduação vinculados às Ciências Ambientais, Engenharias, Ciências Agrárias e áreas interdisciplinares. Entre eles, destacam-se Engenharia Ambiental e Sanitária, Oceanologia, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, os Bacharelados Interdisciplinares com ênfase em Ciências Ambientais e Tecnologias, Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal. Além dos cursos, centros e grupos de pesquisa e programas de pós-graduação utilizarão os dados em estudos sobre mudanças climáticas, recursos hídricos, agricultura sustentável e dinâmicas costeiras.

Entre as pesquisas já em desenvolvimento na UFSB que se beneficiarão dos dados meteorológicos estão o monitoramento de microclimas na Mata Atlântica e Caatinga, estudos sobre erosão costeira e variações do nível do mar, avaliação de impactos climáticos na agricultura familiar, pesquisas sobre qualidade do ar e dispersão de poluentes, além de projetos interdisciplinares voltados à sustentabilidade e à vulnerabilidade socioambiental. A estação permitirá coleta de dados em tempo real, ampliando a robustez de publicações científicas, projetos de extensão e propostas submetidas a editais nacionais e internacionais.

De acordo com Fabrício Zanchi, docente da UFSB responsável pela parceria, os dados gerados pela estação também terão aplicabilidade direta na região, contribuindo para alertas precoces à Defesa Civil, planejamento agrícola, gestão municipal de recursos hídricos e ordenamento territorial, além de atividades econômicas como turismo e pesca. A expectativa é que UFSB e RoMiotto disponibilizem as informações em plataformas acessíveis, reforçando o compromisso de integrar universidade e sociedade.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página