Docente, discentes atuais e egressos receberam títulos de Honra ao Mérito na Câmara de Porto Seguro
No dia 22 de novembro de 2025, no âmbito da programação do Novembro Negro realizada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial de Porto Seguro, a cargo de Danillo Souza, aconteceu o ato solene de entrega do título de Cidadão Honorário de Porto Seguro.
Entregue a cerca de 20 pessoas, o título homenageou pessoas nascidas em outras cidades que não Porto Seguro que contribuem para a construção de ações sociais e políticas públicas no território, especialmente na promoção da igualdade racial.
Dentre as pessoas homenageadas estão docentes e discentes atuais e egressos vinculados à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB):
- Ângela Ferreira, discente do curso de Licenciatura interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias da UFSB/CSC, presidente da Associação de Trancistas de Porto Seguro (A.S.T.R.A), fundadora da Coopciart, cooperativa da Vila Valdete, delegada representante das Mulheres do Extremo Sul da Bahia na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres de 2025.
- Moisés Sant'anna, egresso do curso de Licenciatura interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias da UFSB/CSC onde atuou contra as fraudes nas cotas raciais para discentes, professor do município de Belmonte e coordenador do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL - Costa do Descobrimento)
- Marta Barros, advogada egressa do Curso de Direito da UFSB e presidenta da Comissão de Igualdade Étnico-racial e Religiosa da OAB-Porto Seguro;
- Miriam Silva, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER/CSC), sócia fundadora da organização civil Brasil Chama África e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSB). Foi delegada representante da sociedade civil na 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia.
- Gilmária da Cruz Menezes, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER/CSC), coordenadora de Ensino e Relações Étnico-raciais no Município de Porto Seguro e integrante do grupo de pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo. Foi delegada representante do Poder Público na Conferência Territorial de Promoção da Igualdade Racial no Extremo Sul.
- Lidyane Maria Ferreira de Souza, docente da UFSB nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Direito e no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER/CSC), membra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSB), vice-líder do grupo de pesquisa Usos Emancipatórios do Direito.
- Verônica Souza Santos Flor, docente do IFBA e professora no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER/CSC).
Galeria de fotos






Informações e imagens por Lidyane Maria Ferreira de Souza

Redes Sociais