Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFSB realizam aulas presenciais com estudantes em privação de liberdade em Teixeira de Freitas e Itabuna
Início do conteúdo da página

Professores da UFSB realizam aulas presenciais com estudantes em privação de liberdade em Teixeira de Freitas e Itabuna

  • Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2025, 09h38
  • Última atualização em Terça, 18 de Novembro de 2025, 09h38
  • Acessos: 307

 aulas presenciais com estudantes em privação de liberdade 1Nos dias 03 e 10 de novembro de 2025, a Profa. Fabiana Costa e o Prof. Fernando Leão, docentes do IHAC–Campus Jorge Amado, realizaram atividades presenciais nos Conjuntos Penais de Teixeira de Freitas e Itabuna. As ações integram o componente curricular Educação e Direitos Humanos e buscam fortalecer a política institucional de inclusão de estudantes em privação de liberdade. A iniciativa envolveu visitas às instalações, diálogo com as equipes pedagógicas e a realização de aulas presenciais para estudantes regularmente matriculados, com foco no acompanhamento acadêmico e na construção de vínculos educativos e afetivos essenciais à continuidade dos estudos.

Os encontros evidenciaram o quanto a presença docente no espaço prisional assume importância singular. O entusiasmo e a atenção demonstrados pelas/os estudantes revelaram o significado da educação superior nesse contexto: um tempo suspenso da rotina dura da detenção, no qual podem emergir novas perspectivas de dignidade, futuro e pertencimento acadêmico. A visita também possibilitou observar e refletir sobre o ambiente prisional como espaço de tensão entre igualdade e diferença — dimensão central da Educação em Direitos Humanos — favorecendo a construção de práticas formativas comprometidas com a dignidade humana, o diálogo, o reconhecimento do outro, a justiça social e a superação das desigualdades.

A UFSB é pioneira nacional na criação de vagas supranumerárias para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. As atividades realizadas atualizam esse compromisso institucional e demonstram a relevância de práticas educativas que enfrentam desigualdades, rompem barreiras simbólicas e ampliam o acesso ao conhecimento. As metodologias incluem atividades que dialogam com as histórias de vida dos/as estudantes a partir da música, teatro e construções textuais que estabeleçam uma interface com os conteúdos teóricos e as vivências de cada um/a.

 aulas presenciais com estudantes em privação de liberdade 4

A continuidade e o fortalecimento dessa política exigem, porém, a ampliação da participação de docentes na oferta de componentes curriculares, bem como o aprofundamento das parcerias com as equipes técnicas das unidades prisionais e demais órgãos envolvidos. Tais esforços são fundamentais para garantir condições adequadas de permanência e a efetivação do direito à educação. Além disso, torna-se importante ampliar ações no sentido de garantir que os/as estudantes possam, de alguma forma, participar mais ativamente da vida acadêmica da UFSB.

De acordo com Fabiana e Fernando, ao final do semestre está prevista a produção de um texto coletivo, elaborado pelas/os estudantes, refletindo sobre o tempo presente e projetando caminhos de futuro. A iniciativa reafirma a potência transformadora da educação, no caminho de uma formação verdadeiramente inclusiva, humana e emancipadora. O fato de estarem em privação de liberdade não impede que os/as alunos sonhem com um futuro de oportunidades e perspectivas, como exposto nas palavras de um dos estudantes “o que faço com as muitas vidas que passam pela minha única vida?

 

Texto: Fabiana Costa e Fernando Leão

registrado em:
Fim do conteúdo da página