Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFSB promovem Estação Central COP30 no Campus Paulo Freire para discutir justiça climática no Extremo Sul da Bahia
Início do conteúdo da página

Estudantes da UFSB promovem Estação Central COP30 no Campus Paulo Freire para discutir justiça climática no Extremo Sul da Bahia

  • Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2025, 09h12
  • Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 10h01
  • Acessos: 448

WhatsApp Image 2025 10 31 at 07.39.32 1Iniciativa do componente curricular Questões Socioambientais Contemporâneas reuniu estudantes e comunidades para refletir sobre as contribuições do Brasil no enfrentamento às mudanças climáticas

 

No dia 30 de outubro de 2025, o Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou a Estação Central COP30, uma ação educativa e participativa voltada à discussão das mudanças climáticas e das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do componente curricular Questões Socioambientais Contemporâneas (turma 2025.2), sob coordenação da professora Anna Raquel Nunes Sanchez, em parceria com o Observatório do Clima.

 

WhatsApp Image 2025 10 31 at 07.39.33 1Com a participação de 17 estudantes de diferentes origens e identidades socioculturais, a Estação Central COP30 se configurou como um espaço de escuta, aprendizado e incidência política, fortalecendo o compromisso da UFSB com a formação cidadã e ambientalmente engajada. A atividade buscou aproximar o debate global sobre a COP30 — que será sediada no Brasil em 2025 — das realidades locais do Extremo Sul da Bahia, região marcada por uma rica diversidade socioambiental e por históricos processos de resistência dos povos originários.

Durante a ação, os participantes debateram como funcionam os espaços de fala e negociação nas Conferências das Partes (COPs), refletindo sobre a importância da participação popular e territorial nos processos decisórios internacionais sobre o clima. O grupo analisou ainda as NDCs brasileiras e discutiu de que forma o cumprimento dessas metas poderia contribuir para solucionar problemas socioambientais locais, como enchentes, alagamentos, desmatamento e conflitos fundiários.

Segundo a professora Anna Sanchez, a proposta da Estação Central COP30 no Campus Paulo Freire “representa uma experiência formativa fundamental, que articula ciência, educação ambiental e justiça climática. É um espaço em que os estudantes se reconhecem como sujeitos políticos capazes de compreender e transformar seus territórios diante da crise climática”.

WhatsApp Image 2025 10 31 at 07.39.31A Estação Central foi marcada pela diversidade de perspectivas trazidas pelos estudantes participantes — mulheres e homens, pessoas cis e LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, periféricos, campesinos e religiosos de diferentes tradições. Essa pluralidade, segundo o grupo, foi essencial para compreender que a luta por justiça climática é também uma luta por equidade social, representatividade e valorização dos saberes locais.

Os debates destacaram a necessidade de políticas públicas integradas, investimentos em infraestrutura verde e reconhecimento das formas tradicionais de manejo e convivência com o meio ambiente. Para os estudantes, o enfrentamento à crise climática deve considerar os contextos regionais e as vozes de quem vive cotidianamente os impactos das mudanças no clima.

Ao final da atividade, o grupo reafirmou o papel da universidade como espaço de formação crítica e engajamento social, comprometido com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

A Estação Central COP30 Paulo Freire se consolidou, assim, como um núcleo de mobilização e diálogo territorial, unindo ciência, juventude e cidadania em defesa dos povos e do território do Extremo Sul baiano diante da crise climática.

 

Com informações por Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves e fotos por Anna Raquel Nunes Sanchez

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página