Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza III Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas
Início do conteúdo da página

UFSB realiza III Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas

  • Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 12h05
  • Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 08h24
  • Acessos: 126

CAPAO Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoveu, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025, o III Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas, que reuniu cerca de 662 participantes de diversas regiões do Brasil. Realizado em formato remoto, o evento contou com 50 trabalhos apresentados, 11 convidados e uma programação intensa distribuída entre os turnos matutino, vespertino e noturno, com minicursos, palestras, relatos de experiências e apresentações científicas.

Coordenado pela professora Daniane Pereira (CSC), o evento é uma iniciativa do GELIS e contou com a colaboração de docentes, discentes e técnicos das unidades CSC, CPF e CJA, além da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). Integraram a comissão organizadora os(as) professores(as) Jaqson Alves Santos (CPF), Ivanildo Félix da Silva Júnior (CJA), Ana Cristina Santos Peixoto (CSC), e os(as) estudantes e servidores(as) Dilsa Maria Santos Carrera, Helen Rodrigues de Oliveira, Kerson Kleber Espinola Pereira, Alex Silva Barbosa, Alisson dos Santos Pereira, Andressa Damaceno da Silva, Elves Thales Cabral de Jesus, Leandro de Oliveira Santos, Lusinete Maria Dantas, Márcia Gabrielle Brito Mascarenhas, Pablo Batista Andrade, Simone Morais de Oliveira, Simone Rodrigues Luz Lima e Vitória Sellen Nunes Gonçalves.

Em sua terceira edição, o Seminário teve como propósito promover o diálogo entre professores, acadêmicos, tradutores e intérpretes — surdos e ouvintes — interessados em refletir sobre temas relacionados à Língua de Sinais Brasileira (LSB). As discussões contemplaram aspectos linguísticos, contato de línguas, bilinguismo, aquisição da LSB como primeira (L1) e segunda língua (L2), políticas linguísticas, tradução e interpretação, bem como processos de ensino e aprendizagem.

Ao longo dos três dias de atividades, o evento consolidou-se como um espaço de intercâmbio de saberes e fortalecimento da educação bilíngue para surdos, contribuindo para a difusão e valorização da LSB e para a formação de profissionais bilíngues comprometidos com a equidade de direitos da Comunidade Surda no sistema educacional brasileiro.

Os resumos aprovados para o evento estão reunidos no Caderno de Resumos do III Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas, que reúne trabalhos organizados nos eixos temáticos Língua de Sinais Brasileira, sociedade e interação; Língua de Sinais Brasileira, mídias e tecnologias educacionais; e Língua de Sinais Brasileira e educação.

📘 Acesse o Caderno de Resumos completo:
https://acervo.ufsb.edu.br/pergamumweb/vinculos/000017/000017d6.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página