Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB cria Observatório Social de Gênero e Violência contra a Mulher (OSGEVIM)
Início do conteúdo da página

UFSB cria Observatório Social de Gênero e Violência contra a Mulher (OSGEVIM)

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 10h23
  • Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2025, 10h23
  • Acessos: 244

No dia 27 de outubro de 2025, o Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou o encontro que marcou a criação e o início das atividades do Observatório Social de Gênero e Violência contra a Mulher (OSGEVIM). A iniciativa representa um importante passo na consolidação de uma rede colaborativa de ensino, pesquisa e extensão voltada à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres na região da Costa do Descobrimento.

foto osgevim 10

O evento contou com a presença de representantes de entidades estatais e municipais, conselhos, organizações e coletivos da sociedade civil dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, contemplados pelo projeto. Durante o encontro, as participantes puderam compartilhar experiências e refletir sobre as múltiplas formas de violência de gênero ainda presentes em seus territórios, reforçando a urgência de ações integradas e permanentes.

A criação do OSGEVIM é resultado das demandas apresentadas no Relatório do I Fórum das Mulheres da Costa do Descobrimento, realizado em setembro de 2023 na UFSB, e do diálogo contínuo entre a universidade, organizações da sociedade civil e entidades parceiras. O observatório tem como objetivos monitorar e produzir dados sobre a violência de gênero, acompanhar políticas públicas, e apoiar ações de prevenção, enfrentamento e promoção da igualdade.

foto osgevim 40Para garantir a representatividade, foi instituída uma mesa diretora tripartite e paritária, com integrantes da sociedade civil, da universidade e da gestão municipal, além de representantes de entidades de apoio estaduais.

Durante o lançamento, foi apresentado o primeiro produto do observatório: o “Folder de Prevenção e Denúncia da Violência de Gênero”, que divulgará amplamente o disque-denúncia 180. O material será distribuído entre as entidades e comunidades dos três municípios, contribuindo para ampliar o acesso à informação e aos canais de apoio.

Entre as entidades presentes estiveram: OAB Subseção Porto Seguro, Associação Transvestigênere ATRAPS, Instituto Descobrir, Secretaria da Mulher de Porto Seguro, Coletivo Seguras e Sem Medo, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eunápolis, CRAS de Eunápolis, Conselho do Idoso de Eunápolis, Coletivo Mulheres Pretas Cocriando Futuros, Rede Coragem, Coletivo TEIA-MEP de Trancoso, Rede de Doulas do Sul da Bahia, MST – setor gênero, Ciranda da Vida, Conselho Municipal de Saúde de Porto Seguro, além de mulheres da sociedade civil e discentes do curso de Gestão Pública e Social da UFSB.

A coordenação do OSGEVIM é da Prof.ª Rocio Alvarez, docente do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS/UFSB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página