Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Expedição Royal Deeps revela os segredos do Banco Royal Charlotte
Início do conteúdo da página

Expedição Royal Deeps revela os segredos do Banco Royal Charlotte

  • Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2025, 11h04
  • Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2025, 11h23
  • Acessos: 817

6 Deep Sea Camera System sendo configurada para captura de imagens em profundidadesjpgPesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) participaram no mês de junho, da Expedição Royal Deeps, uma jornada científica inédita realizada no Banco Royal Charlotte, um dos bancos recifais menos estudados do Atlântico Sul.

A expedição foi liderada pela pós-doutoranda Jessyca Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), que também é National Geographic Explorer, e sua supervisora, a professora Catarina Marcolin. A pesquisa contou com financiamento do National Geographic Exploration Technology Lab, um laboratório que desenvolve e implementa tecnologias de pesquisa voltadas a ampliar o acesso e a compreensão sobre alguns dos ambientes mais extremos e inexplorados da Terra.

5 Jessyca Teixeira pós doutoranda do PPGCTA e National Geographic Explorer liderou a expediçãojpgDurante cinco dias de operação embarcada, a equipe conduziu a pesquisa que tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e os habitats marinhos da região.

A Expedição Royal Deeps integra o esforço da UFSB em fortalecer a pesquisa oceânica e formar novos cientistas comprometidos com a conservação marinha e o desenvolvimento sustentável do litoral sul da Bahia.

Segundo Jessyca Teixeira, “explorar o Royal Charlotte é como abrir uma janela para um mundo ainda desconhecido, cada área pode revelar novas formas de vida e histórias que o oceano ainda não contou”.

Os resultados da expedição estão sendo analisados e contribuirão para mapear ecossistemas marinhos de profundidade e apoiar políticas públicas de conservação.

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página