Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens recebe conceito 5 do MEC
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do campus Paulo Freire reafirmou sua nota 5 no conceito MEC. A manutenção desse conceito confirma o esforço e trabalho que toda a comunidade da LI Linguagens tem realizado ao longo da trajetória do curso. Desde a última avaliação do curso, em 2018, a equipe tem buscado compreender as necessidades de formação demandada para um profissional que atue no campo das linguagens, que demonstre domínio teórico-prático de saberes, habilidades e competências da sua área de formação e da relação com os demais campos do conhecimento e que esteja em atualização constante para lidar com tecnologias educacionais e metodologias de ensino inovadoras e integradoras. Esse perfil e a proposta de formação foi um dos pontos elencados pela comissão avaliadora, tanto que o curso pontuou nota máxima na dimensão de organização didático-pedagógica.

Estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens
Outros destaques positivos do curso, conforme a avaliação, referem-se à atuação efetiva do corpo docente e discente em atividades de pesquisa e extensão, projetos de monitoria e tutoria acadêmica, programas como PIBID e Universidade para todos. Os processos de avaliação do curso e das aprendizagens também foram pontuados pelos avaliadores, que destacaram o papel essencial da CPA na formulação de relatórios que subsidiam a definição de estratégias e ações direcionadas a melhoria da qualidade da formação oferecida.
A nova matriz curricular, em implementação desde 2023, também chamou atenção dos avaliadores pela flexibilidade, característica da proposta metodológica da UFSB, e pela diversidade de percursos e interrelações com diferentes áreas do conhecimento. "Na nova matriz buscamos alinhar a formação em três eixos condutores, estudos linguísticos, literários e nos multiletramentos. Dessa forma, nossos alunos conseguem ter uma formação sólida em conhecimentos essenciais para atuação no mercado de trabalho, como gramática, literatura e produção textual, e experimentar, nos laboratórios e estágios, a construção de propostas pedagógicas mediadas pela tecnologia, pelas mídias e por outras linguagens, como música e teatro", complementa a professora Ivonete Susmickat, coordenadora do NDE do curso.
A avaliação de curso é uma etapa muito importante para qualquer curso, pois é o momentos de "arrumar a casa" e também uma possibilidade de olhar de modo mais panorâmico para o que se tem. O conceito 5 é um indicativo de excelência e também uma responsabilidade, o que demanda mais trabalho para a gestão, professores, alunos e comunidade. Desse ponto em diante, as perspectivas são de continuidade do trabalho e revisão de planos, ações es estratégias a partir da análise do relatório de avaliação do MEC e de processos internos aos quais a equipe gestora já se encontra envolvida, como, por exemplo, a revisão da bibliografia dos componentes para a solicitação de compra de livros e, considerando o tempo de implementação da nova matriz, a revisão do PPC para readequação de processos que se mostraram embrionários à medida de seu desenvolvimento e proposição de fluxos que se mostraram necessários.

Professores da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens
O curso forma profissionais para atuar na Educação Básica, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com atuação em Língua Portuguesa e Literatura. O curso está em funcionamento desde 2015 e, recentemente, passou por uma reformulação do seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de modo a adequar a matriz curricular e os percursos formativos ofertados às demandas profissionais, do mercado de trabalho, das necessidades dos territórios de abrangência do campus Paulo Freire e incorporar políticas educacionais atualizadas, a exemplo da curricularização da extensão.
Essas atualizações sempre estiveram presentes nos processos de gestão e organização da LI Linguagens, o que pode ser observado pelos índices de empregabilidade dos egressos do curso que se encontram em atuação em escolas da rede pública e privada de Teixeira de Freitas e de municípios circunvizinhos. Da mesma forma, pela característica interdisciplinar, o curso também garante o retorno de seus egressos para cursos de segundo ciclo da UFSB e para programas de pós-graduação tanto da UFSB quanto de outras instituições de ensino superior. Segundo o coordenador do curso, professor Eliseu Silva, "esse movimento é fruto de um processo de acompanhamento bastante efetivo que temos conseguido manter com nossos egressos e pelas relações afetivas que construímos com eles ao longo da formação. Muitas vezes são eles que nos contatam para contar sobre o que estão fazendo, por onde andam. E isso é muito gratificante.", finaliza.
Informações encaminhadas pelo Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias

Redes Sociais