Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial realiza Semana Acadêmica com oficinas, palestras e minicursos
Início do conteúdo da página

Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial realiza Semana Acadêmica com oficinas, palestras e minicursos

  • Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2025, 11h53
  • Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2025, 15h11
  • Acessos: 409

semana_cfdt2.jpgEntre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, o Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT) da Universidade Federal do Sul da Bahia realizou a Semana Acadêmica Integrada, que reuniu cerca de 350 participantes em oficinas, minicursos, palestras e mesas de diálogo, envolvendo estudantes, docentes, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Nos dois primeiros dias, a programação contou com atividades conjuntas com a COP Mata Atlântica – Hileia Baiana, fortalecendo o debate sobre sustentabilidade e os desafios socioambientais regionais.

A abertura do evento destacou-se pela palestra de Lourivânia Soares, intitulada “O Protagonismo das Mulheres na Territorialização das Agendas de Sustentabilidade”, que evidenciou a participação das mulheres na construção de iniciativas de sustentabilidade nos territórios.

A mesa de abertura contou com a presença remota da reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, que destacou a importância de eventos como este para a consolidação da vida acadêmica e para a aproximação da universidade com a sociedade.semana cfdt3

Ao longo da semana, cada curso do CFDT desenvolveu uma série de atividades que enriqueceram a programação. Alguns destaques incluem a exposição “Caminhos do BIC: Exposição e Memória”, além de palestras e bate-papos com estudantes egressos e docentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências. O Bacharelado em Gestão Ambiental promoveu palestras e mesas que debateram a formação e regulamentação do profissional de gestão ambiental. O Bacharelado em Engenharia Civil realizou o III Torneio de Ponte Treliçada, incentivando a aplicação prática de conceitos teóricos do curso, que envolveu também estudantes do ensino médio. O Bacharelado em Mídias Digitais realizou a palestra “Construindo Marcas Antirracista” e a oficina “Podcast como Ferramenta de Comunicação: Dê Voz às Suas Ideias”. Já o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades promoveu grupo de trabalho nos quais os discentes apresentaram pesquisas em andamento, favorecendo a troca de experiências e o diálogo acadêmico, além de palestra sobre o conceito de sustentabilidade.

Segundo o Decanato do CFDT, a realização da Semana Acadêmica só foi possível graças ao engajamento de docentes, técnicos e estudantes, que colaboraram na organização e mobilizaram a comunidade acadêmica. Ao longo de cinco dias, o evento reforçou-se como um espaço de formação, integração e troca de saberes, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão e reafirmando o compromisso da UFSB com uma universidade pública, crítica e socialmente referenciada.

   

A comissão organizadora do evento contou com professores, servidores técnicos e terceirizados, além do protagonismo dos estudantes dos cursos de graduação do CFDT.

 

  semana cfdt  semana cfdt4semana cfdt6

registrado em:
Fim do conteúdo da página