Projeto de extensão articula visitas de comunidades escolares ao CJA
Uma turma de 25 docentes da Escola Municipal Themístocles Andrade conheceu setores e cursos do Campus Jorge Amado em visita ocorrida no dia 2 de setembro. O passeio guiado ofereceu condições para a formação de vínculos entre a comunidade regional e a Universidade Federal do Sul da Bahia. A oportunidade foi criada pela equipe do projeto extensionista Um olhar para o ensino fundamental e o ensino médio: construindo pontes entre saberes-fazeres da universidade com a educação básica, coordenado pela técnica-administrativa em Educação Rosângela Cidreira de Jesus e a docente Rosemary Aparecida Santiago.
Para preparar as visitas, os contatos prévios das escolas e da coordenação focalizam nas expectativas e interesses das comunidades escolares sobre a universidade, explica Rosângela: "eles manifestam seus interesses em relação a UFSB e nós elaboramos os itinerários formativos, ou seja, o percurso a ser feito pelos visitantes durante sua permanência na UFSB. Conto com o apoio irrestrito da docente Lyvia Julienne Sousa Rego, que contata os docentes do Programa Biossistemas e colabora na elaboração do itinerário. Ressalto que todos os docentes, decanos, colegas servidores a serem contatados demonstram grande disponibilidade em colaborar. É muito lindo contar com o apoio de todos". A coordenadora conta que os próximos itinerários vão incluir também a CEPLAC, cujo setor de Relações Públicas já colabora com o projeto de extensão.
Os resultados das atividades indicam uma "significativa repercussão" no ambiente interno da universidade como também na comunidade externa, avalia Rosângela. A visibilidade do projeto foi ampliada pela cobertura da mídia local, após a entrevista concedida a TVI em agosto de 2024, e pelas avaliações positivas em grupos institucionais da UFSB: grupos dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) do Campus Jorge Amado (CJA), bem como o grupo de dirigentes. Uma avaliação feita pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) destacou a importância estratégica da iniciativa para a aproximação com a comunidade externa à universidade. "Além disso, a presença constante de imagens e relatos das visitas nos grupos institucionais da UFSB revela uma receptividade positiva da comunidade acadêmica. Comentários, curtidas e interações espontâneas demonstram o impacto simbólico da proposta, que contribui para a valorização da extensão universitária enquanto prática formativa e política de inclusão", pondera a coordenadora.
Segundo e-mail da Coordenação de Dados e Informações Acadêmicas (CDI/UFSB), houve um salto no número de ingressantes no Campus Jorge Amado entre 2023 (189 ingressantes) e o primeiro semestre de 2024 (563 ingressantes). "É possível que tal crescimento possa estar parcialmente associado à maior exposição da universidade e às ações integradoras promovidas pelo projeto, o que evidencia seu potencial de contribuir com políticas de permanência e acesso ao ensino superior", considera Rosângela.

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