Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reflexão crítica sobre o turismo marca evento promovido pela UFSB e parceiros institucionais
Início do conteúdo da página

Reflexão crítica sobre o turismo marca evento promovido pela UFSB e parceiros institucionais

  • Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2025, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2025, 11h17
  • Acessos: 444

Evento Turismo 2O Centro de Documentação e Pesquisa Memórias do Sul da Bahia (CEDOC) e o Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), vinculados ao Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – Campus Eunápolis (UNEB), a Alba Sud (Espanha), a Rede Batuc e o Instituto Mãe Terra, realizaram, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025, um conjunto de atividades teóricas e práticas voltadas à reflexão crítica sobre o turismo, a partir de uma perspectiva que articula o global e o local.

O ciclo de atividades foi iniciado com a conferência proferida pelo professor e pesquisador Ernest Cañada (Alba Sud / Universidade das Ilhas Baleares – Espanha), intitulada “O turismo sob a perspectiva do pensamento crítico”. O encontro reuniu mais de 120 participantes no Campus Sosígenes Costa da UFSB, em Porto Seguro, que interagiram ativamente com o conferencista, trazendo à tona questões práticas relacionadas ao turismo local e seus desafios.

No dia seguinte (27), professores, pesquisadores e estudantes participaram de discussões teóricas sobre os processos de inclusão e exclusão no turismo, que suscitaram intensos debates e revelaram uma multiplicidade de experiências relacionadas ao turismo comunitário.Evento Turismo 3

O evento foi encerrado com uma imersão em território Pataxó, incluindo visitas às aldeias Mirapé, Reserva da Jaqueira e Juerana, localizadas no Território Indígena Coroa Vermelha. Como culminância, os participantes acompanharam o lançamento do projeto Etnovivências Indígenas: Turismo Étnico na Aldeia Pataxó Juerana, executado pelo Instituto Mãe Terra, em parceria com o Governo do Estado da Bahia. O projeto visa fomentar o turismo étnico sustentável na aldeia, valorizando a tradição, a memória e a ancestralidade Pataxó como estratégia de resistência cultural e geração de renda.

Marcaram presença estudantes do curso de Bacharelado em Turismo da UNEB, do curso técnico em Guia de Turismo do SENAC - Porto Seguro e dos cursos de Bacharelado em História, Antropologia e Gestão Pública e Social e do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB. Também estiveram presentes os coordenadores e alguns beneficiários da Incubadora de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do Sul e Extremo Sul da Bahia (ITESBA), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da UFSB; e membros da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba) e da Rede BATUC - Turismo Comunitário da Bahia.

De modo geral, o evento representou um verdadeiro encontro de saberes e práticas voltadas a um turismo alternativo, inclusivo, sustentável e solidário.

Evento Turismo 1

 

 

 

Fotos e texto encaminhos por: Altermar Felberg

registrado em:
Fim do conteúdo da página