Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias realiza II Jornada de Literaturas Indígenas e anuncia abertura do 4º Caju de Leitores
A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoveu, no dia 30 de agosto, no Centro de Cultura de Porto Seguro, a II Jornada de Literaturas Indígenas, evento realizado com o apoio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - IHAC/CSC da UFSB e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Savá Cultural e o Caju de Leitores.
A programação reuniu estudantes, professores, comunidade acadêmica e público em geral em torno da produção literária indígena contemporânea. Entre os destaques estiveram as falas de Edson Kayapó, escritor e historiador Kayapó, professor da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA em Porto Seguro, e de Trudruá Macuxi (Dorrico), escritora e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS, referência nacional em autoria indígena e curadora de mostras literárias.
Durante a Jornada, a UFSB agradeceu às parcerias institucionais e aos monitores envolvidos, reforçando o compromisso da universidade com a valorização das literaturas indígenas e com a promoção de espaços de diálogo intercultural.
Início do 4º Caju de Leitores
Na ocasião, foi também anunciada a abertura do 4º Caju de Leitores, que terá início na próxima terça-feira, 2 de setembro, na Aldeia Xandó. A programação inclui rodas de conversa, espetáculos, oficinas e apresentações culturais, dando destaque às vozes e saberes indígenas em diálogo com estudantes da rede pública e visitantes.
Entre as atividades iniciais, estão a Oração Pataxó com o Grupo de Cultura Xandó, o encontro Vozes Indígenas com Yamaluí Kuikuro e Sabará Pataxó, além da abertura oficial com Sairi Pataxó e convidados. Nos dias seguintes, mesas, saraus e espetáculos literários e teatrais irão compor a programação, valorizando a diversidade das autorias indígenas, com participações de nomes como Marcos Terena, Nitxinawã Pataxó, Lucia Tucuju, Auritha Tabajara, Aline Mebengokré, entre outros.
Com a realização da Savá Cultural, patrocínio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, apoio da Neoenergia e do Itaú Cultural, e parceria com a UFSB, o evento consolida o Caju de Leitores como um dos mais importantes festivais de literatura do sul da Bahia, fortalecendo o intercâmbio entre culturas, gerações e territórios.

Texto e fotos encaminhados por Gabriela Rodella de Oliveira e Sérgio Barbosa de Cerqueda

Redes Sociais