UFSB firma Acordo de Cooperação com universidade canadense
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Kwantlen Polytechnic University (KPU), do Canadá, firmaram Acordo de Cooperação entre as instituições. O acordo é resultado das aproximações iniciadas em 2024, quando representantes das duas instituições se reuniram para discutir possibilidades de colaboração acadêmica e científica. Estavam presentes o Assessor de Relações Internacionais, Gabriel Nascimento; o professor da KPU, Fabrício Telo; e a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães.

Reunião para a proposta do acordo em 2024
O documento estabelece as bases para uma relação de cooperação sustentável e de longo prazo, com treinamentos de curta duração e oficinas de desenvolvimento profissional para docentes; Mobilidade estudantil; Projetos colaborativos de aprendizagem internacional online e oportunidades de intercâmbio virtual; Troca de materiais acadêmicos e informações científicas; Atividades de pesquisa conjunta; Elaboração de propostas de financiamento e captação de recursos em parceria; Ensino e supervisão de estudantes compartilhados; Programas acadêmicos colaborativos; Organização de seminários, conferências e encontros acadêmicos conjuntos; e Criação de programas acadêmicos especiais.
"Como brasileiro morando no Canadá, estou super feliz em ver esse acordo entre a KPU e a UFSB se concretizando. A ideia da parceria surgiu por conta dos diversos projetos que a UFSB tem desenvolvido em conjunto com os movimentos sociais do sul da Bahia, particularmente a Teia dos Povos, com quem a KPU está organizando uma viagem de intercâmbio com cerca de 15 a 20 estudantes em maio de 2026 no Assentamento Terra Vista, em Arataca. Espero que a parceria KPU-UFSB amplie as oportunidades de trocas culturais entre estudantes e professores e fortaleça princípios compartilhados pelas duas universidades como sustentabilidade, antirracismo e justiça social", afirma professor Fabrício.
O acordo representa um passo importante para a internacionalização da universidade, ampliando as possibilidades de inserção acadêmica em rede global e fortalecendo a troca de experiências.

Redes Sociais