Prêmio Jabuti homenageia a produção científica do Brasil
A segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorreu nesta terça-feira (5), no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e anunciou as 26 obras vencedoras de produção literária científica.

Os vencedores receberam o prêmio de R$5 mil reais, além da estatueta do Jabuti Acadêmico, também recebida pelas editoras das obras vencedoras.
A presidente da CBL, Sevani Matos, explicou sobre a importância da iniciativa durante a cerimônia.
“A premiação se consolida como um marco na valorização da produção científica, técnica e profissional brasileira”, disse Matos.
“Na estreia do Prêmio, em 2024, vivemos um momento histórico ao reconhecer publicamente os autores, editores e instituições que contribuem com excelência para a construção do conhecimento no país. Já na primeira edição, o engajamento superou as expectativas. Neste ano, alcançamos uma participação ainda maior com mais de 2 mil inscrições. O que confirma a relevância do Jabuti Acadêmico como referência no reconhecimento da produção científica nacional”, comemorou.
A coordenadora do Observatório ODS 18 e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Maria do Carmo Rebouças, fez parte do conselho curador na segunda edição e atuou como jurada na primeira edição do Prêmio e também falou sobre a relevância da premiação.
“É uma grande honra participar do conselho curador deste prêmio tão importante para a ciência no Brasil e também estar ao lado de grandes cientistas, homens e mulheres, jurados e autores que participaram ativamente deste processo de seleção dos premiados”, afirmou.
A participação da professora Maria do Carmo também fortalece a pesquisa científica na UFSB, uma instituição que apoia as iniciativas de pesquisas do seu quadro discente e docente, ampliando a conexão entre o conhecimento e a sociedade do Sul da Bahia.
Nesta segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, os finalistas concorreram no Eixo da Ciência e Cultura em diversas categorias como Comunicação, Direito, Artes, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciência de Alimentos e Nutrição, dentre outras.
Durante a premiação, houve homenagem à personalidade acadêmica, o sociólogo José de Souza Martins, e ao livro acadêmico clássico Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, que está na sua 24ª edição sendo publicado pela Cortez Editora.
Sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico
O Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é uma distinção anual que incentiva e valoriza a excelência na produção acadêmica, técnica e profissional nacional, destacando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país. Para tal, a premiação abrange 30 categorias, distribuídas em dois eixos principais: "Ciência e Cultura" e "Prêmios Especiais".
Em sua segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico mantém o propósito de reconhecer e premiar os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico, e de incentivar ainda mais que autores e editores trilhem esse caminho.
A chancela da premiação visa a impulsionar o alcance das obras, ampliar sua visibilidade e fazer com que mais leitores acessem o conhecimento produzido no país, nacional e internacionalmente.
* com informações da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Cerimônia de Premiação: https://www.youtube.com/live/NjFqM_K8AXk
Texto encaminhado pela equipe Observatório ODS 18

Redes Sociais