Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais recebe nota máxima em avaliação do MEC
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais do campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), alcançou um marco importante: a nota máxima (conceito 5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado consagra o trabalho coletivo de toda a comunidade acadêmica e reconhece a excelência da formação ofertada.
Voltado à formação de professores(as) para atuar na educação básica, especialmente nos ensinos fundamental II e médio, o curso se destaca por sua abordagem interdisciplinar e crítica. A licenciatura prepara profissionais capazes de compreender e analisar as complexas dinâmicas sociais, políticas, históricas e culturais da sociedade contemporânea, articulando saberes das áreas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
De acordo com o coordenador do curso, professor Ivanildo Felix da Silva Junior, o processo avaliativo foi encarado com seriedade e planejamento. “A equipe gestora se organizou de forma articulada com docentes, discentes e setores institucionais para garantir uma avaliação qualificada e transparente. Foi realizada uma revisão minuciosa dos documentos do curso, como Projeto Pedagógico (PPC), planos de ensino, relatórios de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da organização de evidências que demonstram o compromisso da licenciatura com a formação de qualidade". Além disso, foram promovidos encontros com os(as) estudantes e professores(as) para dialogar sobre o processo avaliativo, esclarecer dúvidas e reforçar o protagonismo da comunidade acadêmica no fortalecimento da identidade do curso.
A comissão avaliadora do MEC/INEP elencou diversos pontos fortes do curso, entre eles a proposta curricular inovadora, o comprometimento e a qualificação do corpo docente — majoritariamente composto por mestres e doutores — e a infraestrutura institucional adequada, que inclui bibliotecas atualizadas e espaços acessíveis. Também foram valorizados o engajamento social por meio de projetos de extensão e o envolvimento dos(as) estudantes, que demonstraram forte sentimento de pertencimento ao curso.
Para a equipe gestora, o conceito 5 representa mais do que um resultado: é o reconhecimento de um trabalho construído com base na valorização da educação pública, crítica e socialmente referenciada. “É o estímulo para seguir avançando na construção de uma universidade que valoriza o conhecimento crítico, a diversidade e a transformação social.”, afirmou o coordenador.
Com o reconhecimento, as expectativas para o futuro incluem ampliar a visibilidade do curso, fortalecer parcerias com escolas e comunidades da região, consolidar políticas de permanência estudantil e fomentar ainda mais o protagonismo discente e a produção científica. A meta é clara: fazer da excelência reconhecida uma prática cotidiana, sustentada pelo diálogo e pela construção coletiva.

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