Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Observatório ODS 18 busca acordos de cooperação com a OEA e a Universidade de Howard, em Washington
Início do conteúdo da página

Observatório ODS 18 busca acordos de cooperação com a OEA e a Universidade de Howard, em Washington

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 14h45
  • Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2025, 15h38
  • Acessos: 356

Nesta semana, a coordenadora do Observatório ODS 18 para Igualdade étnico-racial e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Maria do Carmo Rebouças, se reuniu com representantes da  Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), e da Howard University, na cidade de Washington, capital norte-americana.
Foto CIDH

Na OEA, Rebouças apresentou as linhas de atuação do Observatório, com destaque para o desenvolvimento das metas e indicadores do ODS 18, bem como o monitoramento e a divulgação de decisões e recomendações internacionais relacionadas ao tema. Ela também reforçou o convite à CIDH para participar das ações de advocacy internacional promovidas pelo Observatório e colocou a equipe de pesquisadores à disposição para colaborar com a Relatoria da organização, por meio do envio de informações qualificadas sobre casos de racismo e discriminação racial no Brasil para subsidiar o Informe Anual da Comissão.

Foto CIDH 2O encontro aconteceu com o assessor da relatoria sobre os Direitos das Pessoas Afrodescendentes e contra a Discriminação Racial, Thiago Pierobom, que trabalha com a relatora Gloria Monique de Mees. Posteriormente, Rebouças dialogou com a advogada Laura Morelo e a secretária executiva adjunta da Comissão, Maria Cláudia Polido.

Na Howard University, o encontro teve como objetivo a apresentação dos projetos do grupo de pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, da UFSB, com o propósito de explorar as possibilidades de cooperação com o Global Futures Collective (GFC) da Howard University - uma iniciativa que visa reunir especialistas e líderes para abordar desafios globais e moldar políticas públicas, promovendo o diálogo e as soluções inovadoras. A cooperação entre as instituições poderá ocorrer por meio de cursos conjuntos, intercâmbio de estudantes e acompanhamento de ações de lideranças sociais.

Na universidade norte-americana, a reunião contou com as participações da diretora do Ralph Bunche International Affairs Center, Tonija Navas, e da fellow do Global Futures Collective, Zakyia Carr Johnson.



Sobre a Howard University

Foto_Howard.jpgA Howard University, fundada em 1867, é uma instituição historicamente negra (Universidades e Faculdades Historicamente Negras - HBCUs), reconhecida por sua excelência acadêmica e histórico de protagonismo na promoção da justiça social e na formação de lideranças afrodescendentes.

O Ralph Bunche International Affairs Center, criado em 1993, atua como um ponto focal para as variadas atividades e interesses internacionais da Universidade, promovendo e integrando as perspectivas globais à formação acadêmica, o incentivo à educação internacional, o aprofundamento de pesquisas sobre questões globais, o diálogo intercultural e a preparação de lideranças comprometidas com soluções para os desafios contemporâneos.

 

Informações e imagens: Observatório ODS 18

registrado em:
Fim do conteúdo da página