Reitora da UFSB participa de Seminário sobre a Curricularização da Extensão na 206ª Reunião Ordinária da Andifes
Nos dias 23 e 24 de julho, a Andifes promoveu o seminário “Curricularização da Extensão”, durante a 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada em Natal (RN). O evento abordou os progressos, obstáculos e caminhos para fortalecer a presença da extensão universitária nas grades curriculares dos cursos de graduação.
O Seminário teve a participação da Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz; da Reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida; do Pró-reitor de Extensão da UFSJ e coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão da Andifes, Francisco Ângelo Brinati; e da Reitora da UNIFESP, Raiane Patrícia Severino Assumpção.
A Reitora da UFSB defendeu a escuta ativa das comunidades para construir práticas extensionistas significativas. Para ela, a primeira questão na extensão é o que as universidades entendem como extensão, para, a partir disso, saber onde e como atuar, trazendo a sociedade para trabalhar em conjunto.
Chico Brinati, coordenador do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (COEX), apresentou a base legal da extensão e dados da pesquisa Forproex 2025, que mostram que 66,1% dos cursos já incorporaram atividades extensionistas em seus projetos pedagógicos. A pesquisa também apontou dificuldades como falta de compreensão sobre o conceito de extensão, escassez de pessoal e recursos.
De acordo com Joana Angélica, atualmente, as universidades se encaminham para a curricularização, mas o financiamento ainda é uma algo bastante deficitário, impactando bastante no cumprimento da legislação para a extensão.
Além das questões orçamentárias, a Reitora ainda complementa afirmando que “Sempre tratamos a extensão como algo assistencialista, mas isso tem mudado. Precisamos ter uma outra compreensão de que a extensão é uma troca de conhecimento entre a universidade e a sociedade. Precisamos tratar a questão da extensão de uma forma mais colaborativa com a comunidade externa, sem aquela presunção de que nós somos os grandes conhecedores e que nós é que sabemos. Vamos levar o nosso conhecimento, mas é uma produção de conhecimento que tem a participação bastante importante das comunidades, dos setores com os quais a gente atua na extensão”, finalizou a Reitora
Além do Seminário, a programação da 206ª Reunião também contou com a eleição e posse da Nova Diretoria Executiva da Andifes 2025-2026.

Foto 1: Miame Chan
Fotos 2 e 3: Andifes

Redes Sociais