UFSB participa do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede da ONU, em Nova Iorque
A UFSB, por meio do Observatório ODS 18, participa do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, em Nova Iorque
O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), criado a partir da Rio+20 para suceder a Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ocorre entre os dias 21 e 24 de julho, na sede das Organizações da Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Este ano, o Observatório ODS 18 de Igualdade Étnico-racial foi representado pela coordenadora e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Maria do Carmo Rebouças.
Na terça-feira (22), a coordenadora participou do painel “Acelerar a implementação do ODS 8: como a academia pode apoiar políticas e parcerias que promovam trabalho decente para todos e crescimento econômico sustentável”, organizado por um hub de universidades como International Labour Organization, United Nations Academic Impact (UNAI), SDG Hub 8 (ILO), University of Auckland, University of Gothenburg, University of Nigeria Nsukka e Makerere University. O evento contou com a participação da OIT, da International Association of Universities (IAU) e da UN Sustainable Development Solutions Network (SDSN) – SDG Academy.
Na ocasião, foi apresentada uma publicação sobre o ODS 8 com foco no Trabalho decente e crescimento econômico e o compromisso da academia de apoiar políticas e parcerias para promover o trabalho decente para todas as pessoas e fomentar o crescimento econômico sustentável.
“As instituições acadêmicas são catalisadoras essenciais para a implementação do ODS 8, por meio de pesquisa, educação e inovação baseada em dados que moldam economias inclusivas e sustentáveis”, afirmou os organizadores do evento como uma de suas mensagens-chave.
A representante do Observatório ressaltou a ausência de metas e indicadores étnico-raciais neste objetivo. “Estamos atuando no território e produzindo dados, análises e realizando capacitações junto aos diferentes atores para o progresso do ODS 8 com um recorte étnico racial, já que a população negra é a que mais sofre com as desigualdades na área do trabalho”, destacou.
O ODS 8 é um dos cinco objetivos que estão sendo revisados este ano, conforme apresentado na Revisão Nacional Voluntária (RNV) do HLPF. Os outros ODS que também deverão ser revisados são o 3, 5, 14 e 17.
Atividade Paralela ao Fórum
Na quarta-feira (23), a professora Maria do Carmo participou do painel ‘Avanços brasileiros na implementação dos ODS: ações territoriais, participação social e uma participação compartilhada sustentável e futuro inclusivo’, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) e o Instituto Cidades Sustentáveis.
Também participaram os representantes da Itaipu, do Ministério dos Transportes, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria de Planejamento do estado do Piauí, além de representante da Gestos, organização da sociedade civil, e da Associação Internacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social e Instituições Similares.
Durante a sua apresentação, Rebouças explicou que o Observatório é fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a UFSB para apoiar na estruturação da governança do ODS 18 e apresentou o resultado do trabalho de construção do ODS 18 que resultou em 10 metas e 65 indicadores.
“Ao voluntariamente propor a criação do ODS 18, o governo brasileiro repactua com a agenda de igualdade racial e reconhece que havia um acúmulo de demandas da sociedade civil, em especial do Movimento Negro brasileiro, além do aprendizado de políticas de promoção da igualdade racial materializadas no MIR”, disse.
“Em nível internacional, o Brasil envia uma mensagem para a ONU de que não é mais possível negociar uma agenda nova onde não se centralize a temática racial”, concluiu.
A professora acompanhou as negociações dos Estados-parte da Declaração de Ministros do HLPF de Desenvolvimento Sustentável, aprovada nesta quarta-feira (23).
Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável
O Fórum também conta com eventos paralelos ou laterais organizados por diferentes países e organizações, onde são discutidas ações e iniciativas para o alcance dos ODS.
Um deles foi o encontro realizado pela Missão Permanente do Brasil junto à ONU com a delegação brasileira e representantes da Associação Internacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social e Instituições Similares.
A delegação brasileira se reuniu na sede da Missão Permanente do Brasil com o objetivo de ouvir sobre o status da negociação da declaração final do Fórum, e contou com a presença do secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), Lavito Bacarissa, do diretor presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, e de representantes do Governo Federal e da sociedade civil.
Texto e fotos: Maria do Carmo Rebouças

Redes Sociais