Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Consuni aprova o PDI 2025-2031 da UFSB
Início do conteúdo da página

Consuni aprova o PDI 2025-2031 da UFSB

  • Publicado: Sexta, 18 de Julho de 2025, 08h25
  • Última atualização em Sexta, 18 de Julho de 2025, 08h30
  • Acessos: 676

No dia 16 de julho de 2025, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2031, representando a terceira etapa no processo de desenvolvimento institucional da UFSB.

O PDI é o principal instrumento de planejamento de médio e longo prazo da Universidade. Ele orienta as decisões estratégicas e operacionais, influenciando diretamente as políticas acadêmicas, de gestão, de infraestrutura, de internacionalização, de inclusão e de sustentabilidade. Para a comunidade acadêmica, isso se traduz em diretrizes claras para expansão de cursos e vagas, investimentos em pesquisa, extensão e inovação, além de metas para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da permanência estudantil.

Franklin Matos, Pró-Reitor de Planejamento, explica que, no ato de sua criação, a Universidade contou com o Plano Orientador, que estruturou a primeira etapa de planejamento e organização institucional. Em seguida, o PDI 2020–2024 consolidou a segunda etapa, marcada pela ampliação da oferta de cursos, implantação de programas e ações estruturantes. Agora, o PDI 2025–2031 inaugura uma nova fase, com um planejamento mais amadurecido e orientado por evidências, alinhado às regulamentações do Ministério da Educação (MEC), aos trabalhos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o ensino superior — como o Índice Geral de Governança (IGG/IESGO) e acórdãos relevantes, a exemplo do Acórdão nº 461/2022 —, além de referências como o Manual de Indicadores do Fórum dos Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior - FORPLAD/ANDIFES.

Durante o primeiro PDI, a UFSB se firmou como referência no ensino superior público no Sul e Extremo Sul da Bahia, adaptando-se rapidamente aos desafios. De acordo com José Alves dos Santos Neto - Presidente da Comissão do PDI, o primeiro PDI foi essencial para definir a missão, visão e valores institucionais da UFSB, estabelecendo sua identidade acadêmica e administrativa frente ao cenário nacional de ensino superior. “Ante a dificuldade em conseguir prever o futuro da universidade frente a tantas mudanças no cenário externo, como por exemplo uma pandemia, o PDI demonstrou projeções realistas e, com 56,3% das metas atingidas, podemos afirmar que os impactos negativos externos, mesmo com alguma dificuldade, foram superados”, afirmou José Neto.

O novo PDI reafirma os princípios da instituição e estabelece diretrizes para seu crescimento, priorizando a qualificação acadêmica, expansão da infraestrutura, modernização da gestão e diversificação dos cursos oferecidos. A sua elaboração ocorreu de forma participativa, buscando assegurar ampla escuta da comunidade acadêmica, a análise crítica do cenário institucional e a construção coletiva das diretrizes estratégicas para o próximo ciclo de gestão.

O novo PDI poderá ser acessado, em breve, no link: https://ufsb.edu.br/proplan/pdi

registrado em:
Fim do conteúdo da página