Em parceria institucional com o IPEA, UFSB participa da revisão das metas nacionais referentes ao ODS 14 – Vida na Água
Atendendo a uma demanda da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS), colegiado ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) vem promovendo o processo de adequação nacional das metas globais da Agenda 2030. A partir do diálogo com os ministérios e com a sociedade, este processo tem o objetivo de definir metas nacionais que sejam relevantes, aplicáveis e mensuráveis para a realidade do Brasil.

Este processo teve início com a análise e revisão técnica das metas de cada um dos 17 ODS, etapa na qual os(as) especialistas do IPEA e de instituições parceiras apresentaram uma proposta de adequação. Na sequência, estas propostas passaram a ser apreciadas pelos órgãos governamentais por meios de oficinas, que vem sendo realizadas entre o final de junho e segunda quinzena de julho na sede do IPEA em Brasília. Dentre as instituições parcerias deste processo, a UFSB vem colaborando com a coordenação do processo de revisão e adequação das metas nacionais do ODS 14 – Vida na Água. No último dia 04 de julho, o professor Leonardo Evangelista Moraes deu seguimento à coordenação dos trabalhos mediando o diálogo por meio da Oficina ODS 14 que contou com representantes de sete ministérios, do IBGE, da ANA, do INEP e do IPEA.
Após estes passos, a proposta validada na Oficina ODS 14 será submetida à Consulta Pública no mês de agosto, etapa na qual todas as pessoas interessadas poderão opinar, reforçando a escuta da sociedade. Após a consolidação de todas as contribuições, o resultado final será entregue à CNODS.
Após anos de descontinuidade nas ações governamentais orientadas por princípios da Sustentabilidade, o Brasil vem se reposicionando como ator relevante na promoção do Desenvolvimento Sustentável, inclusive na construção de uma agenda nacional que destaca a igualdade étnico e racial a partir de um novo objetivo, o ODS 18. Neste sentido, o trabalho do IPEA, que conta com a parceria da UFSB, é de fundamental importância para o planejamento e acompanhamento efetivo das políticas públicas alinhadas à Sustentabilidade, tendo a Agenda 2030 como referência.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Sustentabilidade
registrado em:
Últimas notícias

Redes Sociais