Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora do CFAC lança livro de poemas sobre maternidade
Início do conteúdo da página

Professora do CFAC lança livro de poemas sobre maternidade

  • Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2025, 17h48
  • Última atualização em Segunda, 07 de Julho de 2025, 18h26
  • Acessos: 490

Joana Brandão Tavares Matripoder 2

Segundo livro de poemas de Joana Tavares, “Matripoder” integra coleção temática “Mãe Leva Mais Uma” da editora Urutau

A professora Joana Brandão Tavares, do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC), Campus Sosígenes Costa, teve seu segundo livro de poemas selecionado para ser lançado pela editora Urutau. Após “Cartas dos Sertões", publicado em dezembro de 2024 pela editora Libertinagem, livro em que a autora jequieense dialoga com sua origem sertaneja e narra a saga de uma personagem feminina, Madalena Logrado, em quatro momentos - “ela chora, elágrima", “a pira, ela queima”, “ela ri-o-dança” e “dar aos deuses”, Joana agora lança um livro com escritos sobre a experiência de maternar. Mãe há nove anos de uma menina, em “Matripoder” a autora relata suas percepções subjetivas, espirituais e políticas sobre a maternidade, propondo pensar a ideia de “matripoder” como um conceito a partir desta experiência.

Sobre o livro, Raiça Bomfim, poeta e multiartista, autora da orelha do livro, escreve: “A poesia de Joana suporta o contraste impossível entre as mães da natureza — princípio gerador, corpos que espiralam a vida — e as mães de gente, asfixiadas por um colonialismo que as empobrece e isola. (...) Nos versos deste livro, essa mãe também está só: com sua cria, entre paredes, numa cidade que às vezes é um deserto. Mas é ali, no aparente vazio, que o Matripoder ressurge — como resistência, como política do justo, como fresta por onde transborda a abundância negada. Aqui, as palavras são cumplicidade: ao lê-las, reconhecemos a mãe como entidade coletiva.”

Além dos poemas, neste novo livro, a autora experimenta a linguagem poética com a inclusão de pequenos ensaios em prosa e uma seção de notas, com versos soltos.

A autora

Joana é jornalista de formação, tendo concluído o bacharelado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pela sua tese de doutorado em estudos feministas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da UFBA recebeu Menção Honrosa no prêmio Capes de Tese (2023).

Atualmente, atua no Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da UFSB, onde coordena o Bacharelado em Jornalismo e projetos de extensão dentro da linguagem do documentário no cinema. Também dirige e apresenta o programa televisivo semanal “UFSB na TV", trasmitido na TV Porto, subsidiária da TV Cultura em Porto Seguro (BA) e região. Na produção editorial, Joana foi finalista do Prêmio Jabuti (categoria Não-ficção/Artes) em 2022.“Matripoder” se encontra em pré-venda até 18/07 por meio do site Benfeitoria no link: https://benfeitoria.com/matripoder

registrado em:
Fim do conteúdo da página