Nota de pesar - Luiz Antônio de Castro Santos
A Reitoria e o Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) manifestam imenso pesar pelo falecimento do pesquisador e professor Luiz Antônio de Castro Santos, ocorrido em São Paulo.
O professor Luiz Antônio teve atuação desbravadora nas pesquisas sociológicas e históricas sobre saúde pública e pensamento social no Brasil, com publicações influentes nas discussões acerca das relações entre saúde, pensamento social e políticas públicas de saúde. Ele também dedicou energia na defesa da educação básica universal e de qualidade, do aprimoramento da ética em pesquisa e foi devotado à formação de gerações de pesquisadores.
Sua trajetória profissional, em instituições como PUC-RIO, Harvard, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), o Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), incluiu décadas de colaboração em diversas atribuições com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que o homenageou com a Medalha do Centenário da instituição pela contribuição acadêmica relevante à pesquisa histórica e sociológica em saúde pública no Brasil.
Essa atuação constante em prol da educação e da saúde pública incluiu a UFSB a partir de 2015, quando dedicou esforços aos primeiros momentos da nova universidade Na condição de professor visitante, o professor Luiz Antônio colaborou em várias frentes, destacadamente no Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde), programa voltado à formação de profissionais para atuação direta na Atenção Primária à Saúde e no Sistema Único de Saúde.
O professor Luiz Antônio foi marido e companheiro da professora Lina Rodrigues de Faria, docente do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do CFCHS e do ProfSaúde. A ela, a familiares e amigos, a Reitoria da UFSB e o CFCHS prestam a solidariedade nesse momento.
O velório e sepultamento ocorrerão em São Paulo.
Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais
Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia
Redes Sociais