Aprovação dos Indicadores do ODS 18 contou com apoio do Observatório ODS 18, parceria realizada entre a UFSB e o Ministério da Igualdade Racial
A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) – órgão colegiado ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelo monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil – aprovou a versão final das metas e indicadores do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial. A proposta foi submetida pela Câmara Temática ODS 18 (CTODS18), responsável por tratar especificamente da pauta racial no âmbito da Agenda 2030.

Observatório ODS 18 / IV Oficina Geral de Indicadores
O processo de construção dos indicadores, iniciado em junho de 2024, foi sistematizado pela equipe do Observatório no documento Metas e Indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 – Síntese do processo de construção, lançado no site e nas redes sociais do Observatório ODS 18.
Vinculado ao Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (POPTECS), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Observatório atua em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) na pesquisa, no monitoramento e na produção de análises sobre o avanço do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial. A iniciativa é coordenada pela professora Maria do Carmo Rebouças e conta com o apoio do grupo de pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (PNC).
O documento elaborado relata de forma detalhada todas as etapas e metodologia de trabalho utilizada, como a realização de oficinas técnicas e de grupos de trabalho por meta, visando mapear, discutir e elaborar as propostas dos indicadores de forma participativa. Para a elaboração das propostas dos indicadores, foram realizadas 30 oficinas técnicas com 62 participantes de organizações governamentais e da sociedade civil. Todas as oficinas foram coordenadas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o apoio técnico do Observatório.
O resultado final foi a validação de 10 metas, com a criação de 65 indicadores principais e 68 adicionais que serão monitorados por uma comissão técnica sob coordenação da CNODS. A condução técnica dos trabalhos contou com instituições como o IBGE, IPEA e FIOCRUZ.
Atualmente, o Observatório dispõe de três bolsistas da UFSB que colaboram com as atividades institucionais. A estudante Keila Souza, do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, é responsável pelo apoio às oficinas técnicas. Os estudantes Kleberson Bandeira, do curso de Mídias Digitais, e Rafael Silva, do curso de Jornalismo, atuam na comunicação visual, com produção de conteúdos gráficos e textos para as redes sociais e o site oficial do projeto.
Como membro da Câmara Temática do ODS 18, o Observatório também contribui tecnicamente para a formulação e execução do Plano Operativo da Câmara.
Todas as metas e indicadores do ODS 18 já estão disponíveis no site do Observatório ODS 18.
Acesse aqui o documento
Para saber mais informações sobre o ODS 18 acesse o nosso site https://observeods18.com.br/
Texto: Maria do Carmo Rebouças

Redes Sociais