Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aprovação dos Indicadores do ODS 18 contou com apoio do Observatório ODS 18, parceria realizada entre a UFSB e o Ministério da Igualdade Racial
Início do conteúdo da página

Aprovação dos Indicadores do ODS 18 contou com apoio do Observatório ODS 18, parceria realizada entre a UFSB e o Ministério da Igualdade Racial

  • Publicado: Segunda, 19 de Maio de 2025, 11h38
  • Última atualização em Segunda, 19 de Maio de 2025, 11h49
  • Acessos: 1357

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) – órgão colegiado ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelo monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil – aprovou a versão final das metas e indicadores do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial. A proposta foi submetida pela Câmara Temática ODS 18 (CTODS18), responsável por tratar especificamente da pauta racial no âmbito da Agenda 2030.

Observatório ODS 18 IV Oficina Geral de Indicadores

Observatório ODS 18 / IV Oficina Geral de Indicadores

 

O processo de construção dos indicadores, iniciado em junho de 2024, foi sistematizado pela equipe do Observatório no documento Metas e Indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 – Síntese do processo de construção, lançado no site e nas redes sociais do Observatório ODS 18.

Vinculado ao Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (POPTECS), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Observatório atua em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) na pesquisa, no monitoramento e na produção de análises sobre o avanço do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial. A iniciativa é coordenada pela professora Maria do Carmo Rebouças e conta com o apoio do grupo de pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (PNC).

O documento elaborado relata de forma detalhada todas as etapas e metodologia de trabalho utilizada, como a realização de oficinas técnicas e de grupos de trabalho por meta, visando mapear, discutir e elaborar as propostas dos indicadores de forma participativa. Para a elaboração das propostas dos indicadores, foram realizadas 30 oficinas técnicas com 62 participantes de organizações governamentais e da sociedade civil. Todas as oficinas foram coordenadas pelo  Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o apoio técnico do Observatório.

O resultado final foi a validação de 10 metas, com a criação de 65 indicadores principais e 68 adicionais que serão monitorados por uma comissão técnica sob coordenação da CNODS. A condução técnica dos trabalhos contou com instituições como o IBGE, IPEA e FIOCRUZ.

Atualmente, o Observatório dispõe de três bolsistas da UFSB que colaboram com as atividades institucionais. A estudante Keila Souza, do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, é responsável pelo apoio às oficinas técnicas. Os estudantes Kleberson Bandeira, do curso de Mídias Digitais, e Rafael Silva, do curso de Jornalismo, atuam na comunicação visual, com produção de conteúdos gráficos e textos para as redes sociais e o site oficial do projeto.

Como membro da Câmara Temática do ODS 18, o Observatório também contribui tecnicamente para a formulação e execução do Plano Operativo da Câmara.

 

Todas as metas e indicadores do ODS 18 já estão disponíveis no site do Observatório ODS 18.

Acesse aqui o documento

Para saber mais informações sobre o ODS 18 acesse o nosso site https://observeods18.com.br/

 

Texto: Maria do Carmo Rebouças

registrado em:
Fim do conteúdo da página