Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB recebe professores russos de um dos mais importantes centros de pesquisa nuclear
Início do conteúdo da página

UFSB recebe professores russos de um dos mais importantes centros de pesquisa nuclear

  • Publicado: Segunda, 19 de Maio de 2025, 09h10
  • Última atualização em Segunda, 19 de Maio de 2025, 09h13
  • Acessos: 717

Visita russos2Nos dias 15 e 16 de maio, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu dois professores do Joint Institute for Nuclear Research (JINR), um dos mais importantes centros de pesquisa nuclear do mundo, com sede na Rússia. O evento, que foi organizado pela Assessoria de Relações Internacionais, é uma ação institucional que decorre de iniciativas de cooperação internacional entre a UFSB e o JINR. A visita ocorre como parte de uma agenda estratégica para fortalecer o diálogo e a colaboração científica com instituições de alto nível internacional. 

O principal objetivo do evento é estreitar os laços entre a UFSB e o JINR, explorando oportunidades de colaboração científica e acadêmica. A visita visa iniciar conversas sobre futuras parcerias em pesquisa, intercâmbio de pesquisadores, estudantes e técnicos além de fomentar o desenvolvimento de projetos conjuntos em áreas estratégicas como física, biociências e meio ambiente.

Os palestrantes visitantes possuem um grande vínculo com as linhas de pesquisa desenvolvidas na UFSB: Dr. Wael Badawy é Doutor em Ciências Biológicas, com ampla experiência internacional em física da radiação e biociências — áreas que dialogam com os programas interdisciplinares da UFSB, especialmente os voltados à saúde, ciências naturais e biotecnologia. JáVisita russos Norbert Kučerka atua na biofísica e monitoramento ambiental por meio de técnicas nucleares. Seu trabalho se conecta diretamente com pesquisas da UFSB em meio ambiente, ciências da vida e sustentabilidade, áreas prioritárias para a universidade. Além disso, ambos são representantes de alto nível do JINR, o que potencializa a articulação de acordos internacionais com a UFSB.

Com isso, a UFSB buscou estabelecer vínculos formais de cooperação com o JINR, discutir possibilidades de intercâmbio científico e acadêmico, promover projetos conjuntos de pesquisa e inovação, atrair novas oportunidades para estudantes e pesquisadores da UFSB em programas internacionais e consolidar a UFSB como um polo de internacionalização científica no Sul da Bahia.

Vale ressaltar que essa é apenas uma das ações previstas no plano de internacionalização da UFSB. A presença de representantes do JINR sinaliza o início de um ciclo de cooperação e é provável que outras visitas, encontros e intercâmbios científicos sejam sendo planejados pela ARI e Reitoria, como parte de uma estratégia contínua de inserção global da universidade.

 

Visita russos3

registrado em:
Fim do conteúdo da página