Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitora recebe estudantes da República do Congo participantes do Programa de Estudantes-Convênio
Início do conteúdo da página

Reitora recebe estudantes da República do Congo participantes do Programa de Estudantes-Convênio

  • Publicado: Sexta, 09 de Maio de 2025, 09h44
  • Última atualização em Sexta, 09 de Maio de 2025, 14h15
  • Acessos: 1511

PEC PLE2A reitora da UFSB, Joana Guimarães, recebeu, nessa última quarta-feira, 07 de maio, estudantes da República do Congo, participantes do Programa de Estudantes-Convênio, modalidade Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), no campus Paulo Freire. O PEC -PLE é uma política linguística de Estado que tem por objetivo promover a língua portuguesa, fortalecer a cooperação internacional e a difusão da cultura da diplomacia, além de desenvolver laços entre sociedades e estudantes. O programa é promovido pelo Ministério das Relações Internacionais e MEC em parceria com as universidades federais brasileiras.

Na oportunidade, a reitora reafirmou o compromisso da UFSB com a internacionalização da educação superior e os decanos Lívia Lemos (IHAC) e Frederico Neves (CFDT)  falaram das possibilidades de integração dos estudantes à comunidade acadêmica. A coordenadora institucional do programa, Ana Carolina Justiniano, ressaltou que o acolhimento oferecido pelo campus naPEC PLE3 recepção dos estudantes foi decisivo na adaptação dos estudantes.

Também participaram do evento a monitora do programa, Verônica Menezes e os estudantes da República Democrática do Congo Celmar Ildevert MABAH MOUKOU, Egla Murielle Ntsimba Ngome, Destinée Sergina Ngouloubi Gambou, Juste Gael Yves MANOUANA, Love Vintsié Limboula, Serge Joris Moussoungou, Destie Clarina Ngouloubi.

O PEC-PLE é uma preparação para o CEPLE BRAS, que é uma prova de proficiência em língua portuguesa. Após aprovação nesse teste, eles farão parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e ingressarão na graduação de Universidades Federais brasileiras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página