Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Representantes da UFSB se reúnem com o vereador Tiago Maciel para debater o transporte público de Porto Seguro
Início do conteúdo da página

Representantes da UFSB se reúnem com o vereador Tiago Maciel para debater o transporte público de Porto Seguro

  • Publicado: Terça, 06 de Maio de 2025, 14h51
  • Última atualização em Terça, 06 de Maio de 2025, 14h52
  • Acessos: 752

Representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Seguro, vereador Tiago Maciel (PCdoB), se reuniram, no último dia 30 de abril, para debater a situação do serviço público de transporte coletivo do Município, que vem afetando a comunidade universitária do Campus Sosígenes Costa (CSC) e os distritos adjacentes. O diálogo estabelecido avançou na busca de soluções interinstitucionais a esse que é um dos problemas públicos que mais afeta a população portosegurense, levando à evasão escolar e universitária, à redução da produtividade no trabalho, e à dificuldade de acesso a serviços essenciais e ao próprio acesso à cidade, enquanto direito constitucional.

FOTO GT

Na reunião, docentes e estudantes da UFSB relataram a gravidade do problema, destacando os muitos prejuízos causados à comunidade acadêmica, e resgataram o histórico de luta para resolver a questão, desde o início das atividades da UFSB na cidade, em 2014. Salientaram que essa nova etapa do diálogo pretende avançar na resolução da problemática, reivindicando a atenção estatal para a efetivação de um direito social que se constitui num bem público fundamental. “Historicamente o movimento estudantil sempre defendeu o passe livre estudantil, e nesse contexto é preciso compreender o papel estratégico que a Universidade Federal do Sul da Bahia desempenha na região. Garantir um transporte público de qualidade é o principal caminho para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes, garantindo, assim, uma educação superior gratuita e de qualidade no município", destaca a estudante de Oceanologia, Lorena Santos.

O vereador Tiago Maciel reconheceu a extensão do problema e se prontificou a ser o interlocutor entre a Universidade e a Câmara para encaminhar a agenda. Propôs, de imediato, a realização de uma audiência pública para debater o assunto, convocando não só a comunidade acadêmica da UFSB, mas toda a população local, com a presença de lideranças políticas dos governos municipal e estadual – proposta que foi aceita pelo grupo e assumida como uma ação estratégica de provocação do debate público. O vereador declarou veemente apoio à categoria estudantil universitária.

Como encaminhamentos da reunião, decidiu-se pela criação de um grupo de trabalho para organizar a audiência pública, prevista para ocorrer no dia 22 de maio, no Centro de Cultura de Porto Seguro. A proposta é ouvir a população e desenhar os contornos de uma política municipal de mobilidade que efetive o direito constitucional ao transporte público.

O Prof. Altemar Felberg encerrou a reunião, destacando que esta é resultado de uma articulação político-institucional do Colegiado do Curso de Bacharelado em estão Pública e Social da UFSB e de demais cursos e centros de formação do CSC, que, desde 2023, vêm debatendo o assunto em fóruns de mobilidade. O último deles, realizado em dezembro do ano passado, culminou com a produção e publicização de uma moção de preocupação e repúdio quanto à inefetividade do serviço público de transporte coletivo do Município de Porto Seguro, com a solicitação de providências. O documento, entregue aos Poderes Legislativo e Executivo do Município, além de expor o problema, solicitava a realização de um Fórum Municipal de Mobilidade. Por isso, se alegra com a proposta de realização de uma audiência pública e de criação de um GT, composto por docentes e discentes da UFSB, para encaminhar a agenda.

Em breve, o GT trará notícias sobre a audiência pública e outros desdobramentos.

 

Texto: Altemar Felberg

registrado em:
Fim do conteúdo da página