Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFSB apresentam trabalhos no XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
Início do conteúdo da página

Estudantes da UFSB apresentam trabalhos no XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

  • Publicado: Terça, 22 de Abril de 2025, 11h42
  • Última atualização em Terça, 22 de Abril de 2025, 11h44
  • Acessos: 735

SBSR.pngA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) teve oito trabalhos de estudantes aprovados e apresentados, entre os dias 13 e 16 de abril, no  XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), ocorrido em Salvador (Bahia). O SBSR é o principal evento científico e técnico do Brasil (e um dos mais relevantes da América Latina) na área de sensoriamento remoto, que é a ciência e tecnologia de obtenção de informações sobre a superfície da Terra a partir de sensores instalados em satélites, aviões, drones, balões ou outros dispositivos. As aplicações do sensoriamento remoto são variadas, desde mapeamento de áreas queimadas, previsão e mapeamento de áreas agrícolas, mapeamento de áreas desmatadas, monitoramento de cheias, secas e inundações, dentre outros.

Após atividades de ensino do Componente Curricular de Geoprocessamento ofertado para todos os cursos de engenharia e também do BI da UFSB, os/as estudantes produziram conteúdos técnicos e foram convidados a transformá-los em resumos expandidos para apresentação SBSR. Assim, os professores Alex Mota dos Santos, Carla Valéria da Silva Padilha e Danusa Oliveira Campos e a Profa. Suelen Farias Soares Martins da UFU, doutoranda do PPG Biossistemas do UFSB/CFCAf, junto com a Professora Fabrizia Gioppo Nunes da UFG auxiliaram os/as estudantes no processo. Essa dinâmica revelou a integração entre ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário da UFSB com outras instituições. De acordo com o professor Alex Mota, a ideia é que os estudantes despertem o interesse pela ciência e que amplie as suas perspectivas de conexão com a comunidade científica nacional e internacional.

A aprovação e a apresentação dos trabalhos no SBSR tem impacto positivo nos estudos e na formação acadêmica e profissional dos estudantes. O professor Alex afirma que “Ter um trabalho aprovado em um evento nacional de prestígio como o SBSR é um diferencial na formação, especialmente pela interação que ocorreu com profissionais de outras instituições, empresas da área e comunidade em geral. Esse processo fortaleceu a formação acadêmica dos alunos ao promover a participação ativa em espaços de pesquisa e divulgação científica, contando com o apoio fundamental de docentes e pesquisadores que orientaram e qualificaram o desenvolvimento dos trabalhos. Trata-se de um exemplo claro de como o ambiente universitário pode estimular a autonomia, o protagonismo estudantil e a conexão com a comunidade científica”.

Ao participar desse processo, os/as alunos/as desenvolvem competências fundamentais, como a escrita científica, o pensamento crítico e a capacidade de síntese. Além disso, contribuíram ativamente para a construção e a divulgação da produção científica produzida na UFSB. 

Paloma Marinho, uma das estudantes que tiveram o trabalho aprovado, comemorou “Poder participar do XXI SBSR 2025, em Salvador-BA, foi uma experiência incrível. Agregou na nossa formação acadêmica, pois conseguimos entender na prática a importância e relevância do geoprocessamento, assuntos em que aprendemos na sala de aula. Nós, discentes, que prestigiamos esse evento, tivemos a oportunidade de conhecer empresas renomadas, novas tecnologias, as mais avançadas do mercado. Estivemos próximos de pessoas importantes, doutores na área, onde foi possível a troca de conhecimento no assunto”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página