Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB apresenta resultados da execução da UPT em 2024 no Seminário de Avaliação na Secretaria de Educação da Bahia
Início do conteúdo da página

UFSB apresenta resultados da execução da UPT em 2024 no Seminário de Avaliação na Secretaria de Educação da Bahia

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 14h38
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 15h17
  • Acessos: 259

Equipes de coordenação, monitoria e nosso Pró-reitor de Gestão Acadêmica, Francesco

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2024, a equipe da coordenação e parte da equipe da Monitoria do Programa Universidade Para Todos (UPT/UFSB) participaram do Seminário de Avaliação da UPT na Secretaria Estadual de Educação (SEC) apresentando os resultados e os impactos do programa na área de atuação. O evento, promovido pela SEC em parceria com 7 universidades participantes do programa (UFRB, UFOB, UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFSB), contou com a presença da Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, o  Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos, José Bites, e a Coordenadora Geral da UPT, Patrícia Machado, além de representantes da SEC e das outras universidades, que reuniu docentes, técnicos, monitores e até alunos da rede pública de ensino, beneficiários do programa. A UFSB foi representada pelo Pró-reitor de Gestão Acadêmica, Francesco Lanciotti, pela coordenadora geral do programa na instituição, Caroline Rezende Caputo, a coordenadora pedagógica, Taina Soraia Muller, e o coordenador administrativo e financeiro, Lucas D’Elion, além da Monitoria do polo de Coaraci: Juliana Neri dos Santos, Gabriel Onasses de Morais e Hiago Silva dos Santos.

Na dia 11, a programação contou com visita técnica e recepção às equipes. No dia 12, a Secretária de Educação abriu o evento falando sobre o impacto do programa na Bahia e na vida dela, que já foi monitora do programa. Prosseguiu se comprometendo a expandir a UPT para alcançar mais cidades e beneficiários. Após essa e outras falas institucionais, as IES parceiras do programa se organizaram em duplas para apresentar os resultados e os impactos da UPT em seus territórios de atuação, bem como indicadores de desempenho, pontos facilitadores e dificuldades, além de um memorial em fotos de como o programa funcionou durante o ano. Propostas de melhoria e modificações foram congregadas para integrar o planejamento do programa em 2025.

O seminário mostrou a importância do projeto na potencialização da relação da educação básica com o ensino superior, evidenciando a necessidade de constantemente se colocar em discussão as formas de ingresso dos alunos da rede pública às universidades, criando condições e capacitando os alunos do ensino médio para que possam pleitear suas vagas no ensino superior e continuar suas caminhadas de aprendizado e, futuramente, alcançar a formação profissional.

Seminário de avaliação 4

 O evento foi enaltecido pelos/as mais de 200 participantes, que expressaram motivação em desenvolver ainda mais o programa da UPT em 2025 em todo território do estado da Bahia.

 

Com informações da equipe da UPT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página