UFSB apresenta resultados da execução da UPT em 2024 no Seminário de Avaliação na Secretaria de Educação da Bahia
Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2024, a equipe da coordenação e parte da equipe da Monitoria do Programa Universidade Para Todos (UPT/UFSB) participaram do Seminário de Avaliação da UPT na Secretaria Estadual de Educação (SEC) apresentando os resultados e os impactos do programa na área de atuação. O evento, promovido pela SEC em parceria com 7 universidades participantes do programa (UFRB, UFOB, UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFSB), contou com a presença da Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, o Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos, José Bites, e a Coordenadora Geral da UPT, Patrícia Machado, além de representantes da SEC e das outras universidades, que reuniu docentes, técnicos, monitores e até alunos da rede pública de ensino, beneficiários do programa. A UFSB foi representada pelo Pró-reitor de Gestão Acadêmica, Francesco Lanciotti, pela coordenadora geral do programa na instituição, Caroline Rezende Caputo, a coordenadora pedagógica, Taina Soraia Muller, e o coordenador administrativo e financeiro, Lucas D’Elion, além da Monitoria do polo de Coaraci: Juliana Neri dos Santos, Gabriel Onasses de Morais e Hiago Silva dos Santos.
Na dia 11, a programação contou com visita técnica e recepção às equipes. No dia 12, a Secretária de Educação abriu o evento falando sobre o impacto do programa na Bahia e na vida dela, que já foi monitora do programa. Prosseguiu se comprometendo a expandir a UPT para alcançar mais cidades e beneficiários. Após essa e outras falas institucionais, as IES parceiras do programa se organizaram em duplas para apresentar os resultados e os impactos da UPT em seus territórios de atuação, bem como indicadores de desempenho, pontos facilitadores e dificuldades, além de um memorial em fotos de como o programa funcionou durante o ano. Propostas de melhoria e modificações foram congregadas para integrar o planejamento do programa em 2025.
O seminário mostrou a importância do projeto na potencialização da relação da educação básica com o ensino superior, evidenciando a necessidade de constantemente se colocar em discussão as formas de ingresso dos alunos da rede pública às universidades, criando condições e capacitando os alunos do ensino médio para que possam pleitear suas vagas no ensino superior e continuar suas caminhadas de aprendizado e, futuramente, alcançar a formação profissional.
O evento foi enaltecido pelos/as mais de 200 participantes, que expressaram motivação em desenvolver ainda mais o programa da UPT em 2025 em todo território do estado da Bahia.
Com informações da equipe da UPT
Redes Sociais