UFSB toma posse na Cátedra da Unesco UniTwin
A Universidade Federal do Sul a Bahia (UFSB), tomou posse de uma das cadeiras da Cátedra da Unesco UniTwin, A cidade que educa e transforma, representada pelo líder do Grupo de Pesquisa e Ecossistemas Comunicacionais e as tecnologias da Inteligência (ECOEM) e coordenador da Rede de pesquisa, inovação e inclusão do Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Portal do Sertão da Bahia, (Rede EVA), professor Gilson Vieira Monteiro. A solenidade ocorreu no dia 25 de novembro.
A assembleia presencial da Cátedra, sobre a liderança da professora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do professor Rui Brito Fonseca, diretor do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Lisboa, Portugal, discutiu as realizações de 2024 e o planejamento das atividades para o ano de 2025. Por meio do projeto “EVA, cidade do conhecimento para a inclusão social”, aprovado em agosto deste ano no Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC), do Campus Paulo Freire (CPF) e da Rede de Pesquisa, Inovação e Inclusão do Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Portal do Sertão da Bahia a UFSB se integra à Cátedra UNESCO A Cidade que Educa e Transforma. A proposta de fazer parte da Cátedra UniTwin foi elaborada pelo Grupo de Pesquisa em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Assim a Rede EVA e a Cátedra da Unesco UniTwin atuarão em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade, promovendo práticas e estudos voltados à inclusão social, inovação tecnológica e transformação educacional.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou a criação da Cátedra UNESCO UniTwin: A Cidade que Educa e Transforma por meio do Programa de Cooperação Internacional gerenciado pela Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET), liderada pelo ISEC Lisboa. Atualmente, fazem parte da Cátedra 20 instituições de ensino superior do Brasil, Portugal e da Guiné-Bissau, dentre elas, a UFSB. A Cátedra possui cinco eixos de atuação que devem permear todas as suas ações: Direito à cidade; Territorialidade, identidade e cidadania; Educação na cidade; Participação, Organização, Gestão e Desenvolvimento Local; Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica.
A Assembleia Geral Presencial se realizou no dia 25 e, dali até o dia 29, teve lugar o II Seminário Cidades que educam se transformam. A presença da UFSB e dos territórios que fazem parte da Rede EVA na Cátedra e no Seminário é de fundamental importância para que estudos, pesquisa, extensão, enfim, que todas os trabalhos desenvolvidos na UFSB e nas demais instituições componentes da Rede EVA estejam em consonância com o que há de mais moderno nas discussões sobre cidades inteligentes, sustentáveis e que são capazes de se educar e reeducar para formar o ecossistema de vida melhor.
Saiba mais sobre a Cátedra Unesco UniTwin.
Ane – Agência de Notícias Ecoem
Redes Sociais