UFSB participou da Cúpula Social do G20
A Universidade Federal do Sul da Bahia marcou presença na Cúpula Social do G20, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20. Foi a primeira vez que a Cúpula do G20 proporcionou um espaço de participação e escuta de atores não-governamentais no processo de construção das políticas públicas. Assim, através da Secretaria Geral da Presidência da República, a presidência brasileira do G20 convidou organizações e movimentos sociais a apresentar propostas de atividades para compor a programação oficial do G20 Social.
Centenas de atividades foram apresentadas pelos diversos segmentos da sociedade civil, sendo que 271 foram selecionadas. Dentre elas, foi aprovada a atividade intitulada A universidade e seu papel na implementação do ODS 18 no Brasil, a qual foi proposta a partir de uma parceria entre a UFSB, o Ministério da Igualdade Racial e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta atividade teve o objetivo de apresentar as ações realizadas pelo Observatório ODS 18 (UFSB), pela Plataforma ODS Racial (UFPB) e pela Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do MIR em prol do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial; e contou com a participação da diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do MIR, Tatiana Dias; da coordenadora do Observatório ODS 18, professora Maria do Carmo Rebouças Santos; e do assessor de Sustentabilidade da UFSB, professor Leonardo Evangelista Moraes. Durante o G20 Social, estes docentes da UFSB também participaram da cerimônia oficial de lançamento do ODS 18.
O Observatório ODS 18 vem sendo desenvolvido a partir de uma parceria celebrada entre a UFSB e o Ministério da Igualdade Racial, e é um projeto que combina pesquisa e extensão com o objetivo de desenvolver estratégias e ações para a internalização, internacionalização e localização do ODS 18 Igualdade Étnico-Racial, bem como visa atender a política pública de promoção da igualdade racial produzindo evidências sobre desigualdades étnico-raciais no Brasil, mapeando indicadores, elaborando estratégias de governança nacional e localização do ODS 18.
Para mais informações sobre o ODS 18, incluindo o protagonismo brasileiro na sua elaboração, acesse o site: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18.
Texto: ODS18/UFSB
Redes Sociais