Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre estruturação do NIT da UFSB recebeu prêmio em evento internacional
Início do conteúdo da página

Pesquisa sobre estruturação do NIT da UFSB recebeu prêmio em evento internacional

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2024, 09h53
  • Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2024, 10h01
  • Acessos: 28

WhatsApp Image 2024 11 13 at 08.48.42A criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul da Bahia é o tema da dissertação desenvolvida pela servidora e atual gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFSB), Bárbara Damasceno Varjão de Aquino. A pesquisa foi defendida no programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit-UESC), com o título Planejamento e Estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFSB, gerou um relatório que foi apresentado no XII Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP), sendo escolhido o melhor produto técnico-tecnológico na temática do evento. O trabalho contou com a orientação do professor Gesil Sampaio Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e com a coorientação do professor Sebastião Rodrigo Pereira, coordenador de Criação e Inovação da UFSB.

Conforme Bárbara, o trabalho teve como objetivo propor a estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul da Bahia, considerando os desafios e as oportunidades e examinando como esse processo de estruturação do NIT pode influenciar a eficácia das ações voltadas à transferência de tecnologia, proteção da propriedade intelectual e estímulo à inovação na universidade. Para isso, a metodologia utilizada foi composta por uma combinação de pesquisa bibliográfica e análise documental, que juntos permitiram uma compreensão crítica dos documentos normativos, das estruturas e das dinâmicas operacionais do NIT/UFSB.

A autora destaca que o trabalho adotou uma abordagem qualitativa com método dialético, procedimento comparativo e finalidade exploratória, sendo um estudo de caso sobre a implementação e estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Universidade Federal do Sul da Bahia. Durante o estudo, foram analisados documentos que regem o NIT/UFSB, com a realização de uma análise diagnóstica da estrutura e dinâmica de funcionamento do NIT/UFSB. Além disso, Bárbara identificou quais as adequações necessárias nas competências do NIT/UFSB de acordo com as competências advindas do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) e o artigo 16 da Lei n° 10.973/2004, buscando eficiência e agilidade na condução dos processos de trabalho.

Com o estudo, Bárbara concluiu que estabelecer o NIT por meio de uma resolução universitária sem um planejamento estratégico bem definido pode prejudicar a implementação eficaz dessa política. "A falta de um direcionamento claro e de prioridades bem estabelecidas pode resultar em esforços desorganizados e em uma alocação ineficiente de recursos financeiros, humanos e materiais, comprometendo o potencial de inovação. Sem metas e indicadores de desempenho específicos, torna-se difícil avaliar o progresso e a contribuição do NIT para a política de inovação da universidade. A criação de um NIT específico é fundamental para que a UFSB possa gerenciar de forma adequada sua política de propriedade intelectual e inovação, levando em conta suas características particulares, além de potencializar o estímulo a uma cultura de inovação em toda a instituição", explica a servidora. Assim, a implementação e estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFSB é uma ação estratégica importante, que visa gerar resultados positivos e fortalecer o desenvolvimento da universidade. Compreender as oportunidades e desafios dessa iniciativa é essencial para orientar de maneira eficaz os esforços e os recursos, promovendo o avanço tecnológico da instituição.

Bárbara argumenta que os resultados obtidos oferecem contribuições significativas para a UFSB e para a área de inovação tecnológica, ao proporcionar uma visão clara das oportunidades e dos desafios envolvidos na estruturação do NIT. Compreender esses aspectos é essencial para orientar estrategicamente os esforços e recursos voltados ao desenvolvimento tecnológico da universidade. O aprimoramento da gestão e o planejamento da política institucional de inovação, por meio do NIT/UFSB, representam objetivos fundamentais para o fortalecimento da inovação na instituição. A análise dos resultados permite identificar áreas que precisam de aprimoramento e sugerir estratégias mais eficazes para as próximas etapas. "O NIT, ao promover o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras, não apenas aumenta a competitividade da universidade, mas também atrai parcerias estratégicas com empresas e investidores, criando oportunidades para colaboração em projetos inovadores. Além disso, o trabalho realizado pelo NIT pode gerar patentes, criando ativos valiosos para a universidade e gerando fontes de receita por meio do licenciamento ou comercialização dessas tecnologias", exemplifica a autora.

O relatório técnico resultante dessa dissertação recebeu destaque no SINGEP pela inovação e a relevância da pesquisa, que trouxe soluções para os desafios enfrentados pela universidade na gestão da área de inovação e transferência de tecnologia devido a ausência de um NIT estruturado; pela capacidade de propor novas abordagens com potencial de impacto, tanto local quanto regional; e pela qualidade técnica e a robustez metodológica do PTT, aliadas à clareza na apresentação dos resultados, demonstrando a profundidade da análise e sua aplicabilidade prática. A contribuição para o avanço do conhecimento, especialmente no contexto da gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia, também foi um diferencial importante. Para Bárbara, "o reconhecimento internacional reflete não apenas a excelência do estudo, mas também seu papel como um importante impulsionador para a implementação e o fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na UFSB, contribuindo diretamente para o desenvolvimento institucional da universidade".

O SINGEP tem como objetivo ampliar o debate sobre temas como gestão de projetos, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, estratégia e marketing. Organizado em parceria com a Conferência Internacional do CYRUS Institute of Knowledge (CIK), o evento conta com a participação de pesquisadores de instituições internacionais, incluindo Bentley University, ESCA Ecole de Management, Southern New Hampshire University e Suffolk University.

registrado em:
Fim do conteúdo da página