UFSB autoriza e regulamenta estágio não obrigatório para estudantes da universidade
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) avança na oferta de oportunidades formativas com a publicação da Portaria nº 454/2024, assinada pela reitora Joana Angélica Guimarães da Luz. O documento estabelece as diretrizes para a abertura de editais destinados à seleção de estudantes matriculados em cursos da UFSB para a realização de estágios não obrigatórios nas unidades universitárias e reitoria.
O estágio não obrigatório, conforme definido na portaria, é uma atividade supervisionada que permite aos/às discentes aplicar conhecimentos teóricos em um ambiente laboral, desenvolvendo competências essenciais ao perfil profissional do curso em que possui matrícula ativa. Essa iniciativa reforça o compromisso da UFSB com a formação integral do corpo discente e a conexão entre teoria e prática no processo educativo.
Alguns aspectos regulamentação:
- Locais de atuação: Os estágios poderão ocorrer nos Centros de Formação e Institutos de Humanidades, Artes e Ciências, no gabinete da reitoria, nas pró-reitorias e nas coordenações de campi.
- Seleção inclusiva: Os editais contemplarão ampla concorrência, além de reservas de vagas para candidatos/as autodeclarados/as pretos/as e pardos/as e pessoas com deficiência, promovendo a equidade.
- Benefícios: Os/As estagiários/as receberão bolsa e auxílio transporte, além de recesso a cada seis meses de estágio.
- Carga horária: A jornada será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, conforme a legislação vigente.
As atividades do estágio não obrigatório poderão ser de natureza acadêmica, técnica e/ou administrativa e deverão obrigatoriamente estar alinhadas aos projetos pedagógicos dos cursos. Os/As estagiários/as contarão com orientação serão orientados/as por docentes e supervisionados/as por técnicos administrativos em educação ou professores em exercício nas unidades.
Segundo a coordenadora de Práticas Educativas na Diretoria de Ensino-Aprendizagem (DEA/PROGEAC), Lívia Gozzer, a publicação da portaria representa um marco na política educacional da UFSB, alinhando a instituição às práticas de integração entre ensino e trabalho na administração pública. “Essa iniciativa amplia significativamente as possibilidades de formação prática para os/as nossos/as estudantes, promovendo uma vivência profissional que complementa a formação acadêmica e prepara o nosso corpo discente para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea, além de oferecer uma oportunidade única de compreender, na prática, o funcionamento do lado administrativo da universidade”, destacou.
O lançamento dos editais está previsto para os primeiros meses de 2025, condicionada à análise de demanda de estagiários/as nas unidades universitárias pela Pró-reitoria de Gestão para Pessoas (PROGEPE) e dotação orçamentária para implementação das bolsas pela Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN).
Para mais informações, acompanhe o site oficial da universidade.
Documento relacionado
Redes Sociais