UFSB realiza reunião com a APAC em busca de parceria voltada aos estudantes no Sistema Prisional
No dia 12 de novembro, a reitora Joana Guimarães recebeu a visita dos representantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Na conversa, foram apresentados os objetivos da entidade e os projetos em andamento. Os representantes também buscavam mais informações sobre as ações da UFSB relacionadas ao Programa de Ações Afirmativas para Pessoas em Privação de Liberdade ou Egressas do sistema Prisional.
O pró-reitor de Ações Afirmativas, professor Sandro Ferreira, apresentou alguns dados do programa, apontando conquistas e dificuldades para garantir a ampliação do engajamento dos nossos estudantes, em especial aqueles que tiveram progressão no regime de cumprimento de pena.
A articulação da UFSB com entidades da sociedade civil interessadas em promover cidadania e reinserção social a pessoas apenadas foi entendida enquanto um passo necessário, potencializando as ações no campo da educação voltadas a este segmento cada dia mais presente e ativo em nossa universidade.
A expectativa é que sejam feitas tratativas no sentido de construir termos de cooperação entre a UFSB e a APAC que possibilitem ações no campo do ensino, da extensão e da pesquisa. A PROAF deve dar seguimento as tratativas, inclusive em ações preparatórias para os próximos processos seletivos que devem receber um número ainda maior de candidatos oriundos das unidades prisionais, dado a ampliação dos internos participantes nas últimas edições do ENEM PPL.
Redes Sociais