Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório Mirim lança livros sobre contato e conexão de crianças com a natureza
Início do conteúdo da página

Laboratório Mirim lança livros sobre contato e conexão de crianças com a natureza

  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2024, 14h39
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2024, 14h44
  • Acessos: 269

Livro1Livro2O Laboratório de Pesquisas em Crianças, Infâncias e Natureza (Mirim) acaba de lançar dois livros que tratam do relacionamento das crianças com a natureza. O Mirim é um laboratório vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa e ao Jardim Botânico FLORAS da UFSB, e desenvolve pesquisas voltadas principalmente à psicologia ambiental, mas também na interface entre essa área e o ensino de ciências.

O primeiro livro, Eu me conecto com a natureza todo dia(UFSB, 2024), é uma obra infantil e representa o segundo volume da Coleção Falas Mirins. A produção do livro contou com desenhos elaborados por crianças de Porto Seguro (BA), a partir de falas infantis coletadas durante um projeto de dissertação de Mestrado sobre o contato com a natureza durante a pandemia de Covid-19, desenvolvido por Christiane Macena no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA, UFSB/IFBA). A dissertação foi orientada pelo professor Jaílson Novais, que atua no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Câmpus Sosígenes Costa da UFSB, e coorientada pela professora Iani Lauer-Leite, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Além dos desenhos produzidos pelas crianças, o livro conta com ilustrações elaboradas por Joana Ho.

Já o segundo livro recém-lançado, Contato e conexão com a natureza: as crianças, a cidade, a floresta, o rio e o mar (Educs, 2024), reúne contribuições de pesquisadores de diferentes locais do Brasil, especialmente da Bahia e do Pará. A obra é fruto de uma parceria de pesquisa entre o Mirim, na UFSB, e o Laboratório de Pesquisas em Crianças e Infâncias Amazônidas (Lapcia), na Ufopa. Os organizadores, Jaílson Novais e Iani Lauer-Leite, receberam propostas de capítulos de diversos grupos de pesquisa, incluindo docentes, discentes e egressos do PPGCTA e, também, do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ, Ufopa), no qual ambos atuam. Após o processo de revisão por pares, 16 capítulos foram selecionados para compor a obra, a partir de recortes teórico-metodológicos que integram áreas como ciências ambientais, educação, psicologia ambiental e psicologia do desenvolvimento, entre outras. A versão em e-book da obra está acessível de forma gratuita no site da Educs.

Livro3Em relação à Coleção Falas Mirins, o volume 1 — Brincar no jardim, tocar na natureza— foi lançado em 2022, a partir da dissertação de Mestrado de Enéias Cerqueira-da-Silva no PPGCTA. Segundo o professor Jaílson Novais, estão previstos novos volumes para integrar a Coleção, a partir de dados coletados em dissertações já finalizadas e em andamento no PPGCTA e no PPGSAQ. Tanto o volume 1 quanto o atual volume 2 podem ser acessados gratuitamente em https://linktr.ee/falasmirins. Ainda de acordo com o professor, os livros refletem um esforço interinstitucional, especialmente na pesquisa em nível de pós-graduação. “Desde a criação do Mirim, em 2019, nós temos parceria de pesquisa com o Lapcia e o PPGSAQ, na Ufopa. Isso tem sido muito proveitoso porque permite que nossos estudantes de graduação e especialmente de pós-graduação interajam com colegas de outra instituição, compartilhem as experiências e pensem em produtos qualificados em colaboração, a exemplo do livro Contato e conexão com a natureza, que acabamos de lançar,” afirma. 

 

Texto: Jaílson Novais

registrado em:
Fim do conteúdo da página