Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra na SNCT tratou de oportunidades de colaboração entre universidade e setor produtivo
Início do conteúdo da página

Palestra na SNCT tratou de oportunidades de colaboração entre universidade e setor produtivo

  • Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 16h41
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 17h05
  • Acessos: 168

WhatsApp Image 2024 10 25 at 14.12.20A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire (CPF), no dia 22/10/2024 sediou a palestra “#Partiu Inovação: Criando Pontes entre a Universidade e o Setor Produtivo”, com a participação de especialistas no tema, como a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria do Carmo Rebouças, o representante do SEBRAE, Erivaldo Piloto, o representante da ADEX, Hermano Andrade e a presença da palestrante e consultora em inovação, professora Ana Pires, consultora em inovação, que abordou a importância de integrar o conhecimento acadêmico às demandas do mercado. A atividade foi promovida pela Incubadora Científica e Tecnológica (ICT) da universidade.

A apresentação destacou o papel das universidades empreendedoras, que maximizam o potencial de pesquisa e buscam fortes conexões com o setor industrial. Ao abordar o conceito de Triplice Hélice, que envolve uma colaboração estratégica entre universidade, setor privado e governo, o evento ressaltou como as universidades podem atuar como propulsoras de soluções para os desafios do mercado, aplicando conhecimento científico e tecnológico de forma prática e inovadora.

Ana Pires também apresentou tipos de inovação (produto, processo e negócios) e diferentes graus de novidade, discutindo desde melhorias incrementais até inovações radicais, mostrando exemplos de iniciativas e programas que promovem inovação, como centros de excelência, incubadoras e redes de pesquisa. Ela interagiu com o público permitindo que estudantes relatassem suas experiências com suas pesquisas cientificas acadêmicas e como elas podem ser aplicadas no mercado produtivo.

A palestra, que fez parte das atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evidenciou a relevância das universidades como criadoras de valor social e econômico, reforçando que a inovação não se restringe aos muros acadêmicos e é essencial para o desenvolvimento sustentável e o avanço tecnológico da região.

 

Texto: Aline Rocha Souza Santana (ICT/UFSB)

registrado em:
Fim do conteúdo da página