Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Discente de Oceanologia participará da COP 16
Início do conteúdo da página

Discente de Oceanologia participará da COP 16

  • Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2024, 09h35
  • Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2024, 09h37
  • Acessos: 1128

melissa nobert oceanologia CFCAmA discente do curso de Oceanologia da UFSB e ativista ambiental da cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, Melissa Nobert, foi selecionada pela ONG Engajamundo para representar o Brasil na 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. O evento ocorrerá em outubro de 2024, em Cali, Colômbia, reunindo líderes de todo o mundo para discutir a restauração dos ecossistemas e a proteção da biodiversidade. Melissa foi escolhida para integrar a delegação oficial do Engajamundo, juntamente com outros dez jovens representantes dos diversos biomas brasileiros. Ela atua voluntariamente em sua comunidade por meio de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas ONGs Engajamundo e Patrulha Ecológica.

A jovem ganhou destaque após ter seu projeto selecionado pela Embaixada da França, em 2022, no âmbito do programa LabJovens, o que despertou seu interesse por advocacy e comunicação ambiental. Agora, ela terá a oportunidade de levar suas ideias e experiências para uma plataforma internacional: “Participar da COP16 é uma oportunidade única para mostrar o meu trabalho e dar voz às juventudes que, muitas vezes, não têm acesso aos espaços de decisão. Esses jovens precisam de mais apoio e investimento para exercerem seu protagonismo,” afirma Melissa Nobert. Além de participar dos debates sobre biodiversidade, Melissa foi convidada a apresentar um painel na Zona Azul, representando a Red de Jóvenes para la Reducción del Riesgo de Desastres en las Américas y el Caribe.

 

 MG 1483Ações pelo Clima e Biodiversidade

Melissa também é coordenadora de Comunicação da Coalizão Nacional das Juventudes pelo Clima e Meio Ambiente (CONJUCLIMA), uma rede que reúne mais de 50 organizações juvenis de todo o Brasil. A CONJUCLIMA defende a criação de políticas públicas que promovam a inclusão e o protagonismo juvenil nas questões ambientais, além de trabalhar com mobilização, pesquisa, advocacy e comunicação acessível.

Sobre a importância de sua participação na COP16, Melissa acrescenta: “Agora é hora de agir. Defender a biodiversidade e nossos oceanos é crucial para o futuro, e a presença das juventudes nesse processo é um marco de que estamos preparados para construir um futuro mais justo e biodiverso.” Sobre o Engajamundo O Engajamundo é uma ONG brasileira que capacita jovens para atuarem em espaços de decisão e promover sua participação em questões globais. A organização tem sido fundamental na formação de novos líderes em temas como mudanças climáticas, biodiversidade e justiça social.

 

Texto: Melissa Nobert

registrado em:
Fim do conteúdo da página