Página inicial > Últimas Notícias > Comissão informa sobre procedimentos da elaboração do PDI 2025-2031

Comissão informa sobre procedimentos da elaboração do PDI 2025-2031

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h26
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h27

A Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deve anunciar o início da fase de participação comunitária na construção do documento na próxima semana. O novo PDI terá vigência de 2025 a 2031 e vai orientar as ações da instituição no período, incorporando melhorias em diversos âmbitos.

Para explicar os procedimentos e convidar a comunidade a participar da próxima etapa, a Comissão divulga antecipadamente uma carta, reproduzida abaixo.

Prezada Comunidade Universitária,

Com grande satisfação, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) convida você a participar de um momento significativo para o futuro de nossa instituição: a elaboração do nosso segundo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que irá vigorar de 2025 a 2031.

O PDI é o principal instrumento de planejamento estratégico da UFSB, orientando nossas ações e definindo as metas e diretrizes para o desenvolvimento da universidade. O primeiro PDI, aprovado em 2020, estabeleceu um marco significativo para o início de nossa trajetória institucional. Com o término desse ciclo se aproximando, é hora de refletirmos sobre os avanços alcançados e identificar novas oportunidades e desafios para os próximos anos.

A participação na elaboração do PDI é essencial, pois trata-se de um esforço colaborativo que garante a incorporação das diversas perspectivas da comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos, estudantes e sociedade. Isso assegura que o plano reflita as reais necessidades da universidade, definindo metas e diretrizes para os próximos sete anos, abrangendo expansão acadêmica, melhorias na infraestrutura, inovações pedagógicas e fortalecimento das relações com a comunidade.

A participação da comunidade será estruturada em 3 categorias, incluindo:

• Consultas Públicas: Serão realizadas reuniões nos campi e Reitoria para coletar opiniões e sugestões. Esses eventos serão anunciados com antecedência e terão caráter aberto e inclusivo.
  • Pesquisas: Utilizaremos o Portal “Participa + Brasil” do Governo Federal para que todos possam contribuir com suas ideias e preocupações de forma prática e acessível.
  • Comissões de Trabalho: Sugerimos que as representações acadêmicas e administrativas formem grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas que serão integradas ao novo PDI.

Pedimos que acompanhe as informações sobre as datas e formas de participação através dos e-mails e canais oficiais de comunicação.

Estamos confiantes de que, com a sua participação ativa, conseguiremos elaborar um PDI robusto e inspirador, que não apenas atenda às nossas necessidades imediatas, mas também projete a UFSB como uma universidade inovadora e comprometida com a excelência e o desenvolvimento sustentável.

Contamos com sua colaboração para tornar este processo o mais enriquecedor possível e para assegurar que nossa universidade continue a prosperar e a oferecer uma educação de qualidade para todos.

Com nossos sinceros cumprimentos,

Comissão de Elaboração do Plano Desenvolvimento Institucional 2025-2031