Curso de Mídias Digitais tem primeiras defesas de TCC
A essência interdisciplinar e inovadora do Bacharelado em Mídias Digitais ficou patente nos seus dois primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), defendidos publicamente no último dia 28 de setembro pelas estudantes Emilly dos Santos Silva e Roberta Gonçalves de Oliveira Matos, no Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas. São trabalhos que marcam um momento histórico para a UFSB e educação superior brasileira, já que o curso é um pioneiro nessa área no país.
A pesquisa de Emilly Silva, orientada por Gilson Monteiro (IHAC-CPF), é intitulada O impacto do tráfego pago em vendas de pequenas empresas pela internet e explora o uso dessa ferramenta para crescimento rápido e consistente em ambientes digitais. Nela, a autora explica os principais conceitos relacionados ao tema e ao uso de plataformas como Google Ads e Meta Ads, ressaltando a importância de uma identificação precisa do público-alvo e da busca por métricas de desempenho para otimizar resultados. Além disso, a estudante preparou um guia prático para a criação de campanhas, incluindo estratégias de retargeting e otimização contínua, com vistas a maximizar o retorno sobre investimento (ROI) e garantir maior visibilidade e conversões em vendas no mercado online.
Roberta Gonçalves, por sua vez, foi orientada por André Domingues (IHAC-CPF) e pelo comunicador Marcelo Madeira numa jornada pelo universo dos podcasts institucionais. Seu trabalho, A relevância dos podcasts na comunicação organizacional interna, investiga esse recurso e aplica o aprendizado na criação de um canal de comunicação para Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas, o Podcast PIBATEF, com 3 episódios-piloto já produzidos. O estudo veio ao encontro da necessidade de inovar e melhorar os processos de comunicação dentro da igreja, pois foi o pastor Anderson Flores quem primeiro procurou a estudante em busca de soluções para promover engajamento dos membros e fortalecer a cultura organizacional da instituição.
Diante de pesquisas que abordaram temáticas emergentes com perspectivas teóricas e práticas tão atuais, o coordenador André Domingues enxerga a consolidação definitiva do Bacharelado em Mídias Digitais, em Teixeira de Freitas. “Quando o corpo docente do Campus Paulo Freire se uniu para criar esse curso, o horizonte vislumbrado era exatamente o de se construir um polo de desenvolvimento de tecnologias comunicacionais que atendessem às novas demandas da comunidade do Extremo Sul baiano, e do Brasil, em geral. Vejo que isso já é uma realidade nos trabalhos de Emilly e Roberta, assim como nos que estão sendo preparados para os próximos anos”.
Texto e foto: Kleberson Bandeira
Redes Sociais