Página inicial > Últimas Notícias > Livro reúne dados de identificação de espécies de girinos do Brasil

Livro reúne dados de identificação de espécies de girinos do Brasil

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 15h17
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 15h18

livro girinos do brasilUm coletivo de pesquisadores lançou o livro Girinos do Brasil, que visa servir de referência para estudantes e pesquisadores de anfíbios, com 367 espécies descritas em fotografias e orientações para a identificação das espécies, além de informações sobre a história natural de girinos de anfíbios presentes nos seis biomas brasileiros. A produção é editada pela professora Denise de C. Rossa-Feres e assinada por Luis C. Schiesari, Marcelo Menin, Luiz Norberto Weber, Tiago Gomes dos Santos, Renan Nunes Costa, Caio Vinicius de Mira-Mendes, Franco L. de Souza, Brena da Silva Gonçalves, Tiago L. Pezzuti, Marcos Dubeux, Flora Acuña Juncá, Gilda V. de Andrade, Danusy Lopes Santos, Danilo Silva Ruas, Katiuce de O. da Rocha Picheli Thomé, Michel Varajão Garey, Darlene da Silva Gonçalves, Mirco Solé, Carlos Eduardo Conte, Edvaldo M. da Silva Neto, Paulo Cascon, Tami Mott e Fausto Nomura, em uma publicação da editora Anolis Books.

O professor Luiz Norberto Weber, que leciona e pesquisa junto ao Centro de Formação em Ciências Ambientais, é um dos autores que colaborou para o levantamento das informações. Ele conta que o trabalho foi liderado pela professora Denise de Cerqueira Rossa Feres (Departamento de Ciências Biológicas da Unesp/Ibilce) e é o resultado de uma década de trabalho colaborativo entre alunos e pesquisadores da área, contendo registros fotográficos de girinos de 367 espécies de anfíbios, juntamente com descrições detalhadas de sua morfologia, além de dados sobre seus biomas, habitats e microhabitats.

A concepção do livro surgiu durante o Projeto SISBIOTA: Girinos do Brasil (financiado por um edital conjunto da FAPESP/CNPq/CAPES), no qual colaboraram pesquisadores de 15 universidades públicas de dez estados brasileiros, além de cientistas de outros países, e mais de 60 estudantes de graduação e pós-graduação. "Durante o estudo, foram coletados girinos de mais de 20 espécies até então desconhecidas, revelando uma grande lacuna no conhecimento sobre a morfologia e a imensa diversidade de formas, cores, características, comportamentos e habitats dos girinos no Brasil", afirma o professor Luiz Norberto.
A importância da obra, além de registrar espécies até então desconhecidas na literatura especializada, está no apoio que pode prestar para ensino e pesquisa. "Compreender a diversidade de espécies e a biologia básica dos animais e plantas que compõem a rica biodiversidade brasileira é o primeiro passo para protegê-la e conservá-la. Iniciativas responsáveis e bem fundamentadas de restauração e recuperação de ambientes alterados ou degradados pela ação humana dependem do conhecimento das espécies e de sua biologia. O funcionamento da natureza está intimamente ligado à preservação da biodiversidade. Em tempos de mudança climática e de destruição ambiental sem precedentes causada pelo homem, cada um de nós deve assumir um papel ativo na conservação e recuperação do meio ambiente", expõe o professor Luiz Norberto.